plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

IPVA: é melhor pagar à vista ou parcelado?

Anualmente, os motoristas e proprietários de veículos precisam mexer no orçamento para contribuir com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. Para os mais despreparados, pode ser um desafio acrescentar essa despesa, calculada em cim

Anualmente, os motoristas e proprietários de veículos precisam mexer no orçamento para contribuir com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. Para os mais despreparados, pode ser um desafio acrescentar essa despesa, calculada em cima do valor do veículo, ao orçamento. Para amenizar a preocupação com o imposto e dar dicas de como se organizar, o DIÁRIO conversou com o educador financeiro Reinaldo Domingos sobre o assunto.

A escolha do melhor método de pagamento deve ser feita considerando a situação financeira de cada contribuinte. “No caso dos motoristas em boas condições financeiras, com dinheiro sobrando ou guardado, que não irá fazer falta mais tarde, a melhor opção é pagar antecipado e à vista”, explica. O desconto, nesse caso, é interessante e compensa o comprometimento. Já para os motoristas que não possuem esse dinheiro, mas estão em uma situação confortável, sem dívidas, o ideal é o parcelamento, pois pesará menos. O educador diz que essa também é a melhor opção para quem tem dívidas controladas. Ele alerta, no entanto, que será necessária uma redução de gastos para redirecionar esse dinheiro.

IMPOSTO

No Pará, a arrecadação é realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), cuja tabela de alíquota é de 2,5% para automóveis, caminhonetes, veículos aquaviários recreativos ou esportivos (inclusive jetskis) e veículos aeroviários não destinados à atividade comercial. Para ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e similares, a alíquota é de 1%. Os veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos do imposto.

PORCENTAGENS

As porcentagens são calculadas em cima dos valores médios de compra dos automóveis apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), de acordo com marca, modelo e ano do veículo.

“Eu pago parcelado porque é menos pesado e cabe no nosso orçamento sem muita preocupação”, Nelson Gomes - Funcionário público

“Eu prefiro parcelar em três vezes. É mais fácil e não é sempre que a gente tem dinheiro sobrando, sem prejudicar as outras despesas”, Wanderson Correia - Taxista

“Quando está próximo, junto o dinheiro por alguns meses e pago à vista. Sempre à vista porque não gosto de protelar dívida”, Natália Matos - Jornalista

ANTECIPAÇÃO

- O pedido de antecipação e recolhimento do imposto podem ser realizados através do Portal de Serviços da Sefa, fornecendo os dados da placa e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo.

- O pagamento pode ser realizado nos bancos credenciados ou casas lotéricas.

TRÊS OPÇÕES PARA PAGAR O IPVA

- À vista, até a data de vencimento, junto com o licenciamento do veículo

-Antecipado e parcelado em até três vezes consecutivas

- Ou antecipado e à vista, até a data limite da primeira parcela, caso em que se ganha um desconto de 5% em cima do valor. Esse desconto ainda pode aumentar para 10% para os motoristas sem multas de trânsito no ano anterior, e para 15% para aqueles sem multa nos últimos dois anos.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias