plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Livro aponta soluções para o plantio da mandioca

A mandioca, tubérculo que é a base alimentar em várias regiões do país e tem grande importância cultural e econômica, virou tema de livro lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental. Intitulado “Cultura da Mandioca

A mandioca, tubérculo que é a base alimentar em várias regiões do país e tem grande importância cultural e econômica, virou tema de livro lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental. Intitulado “Cultura da Mandioca: aspectos socioeconômicos, sistemas de cultivo, manejo de pragas e doenças e agroindústria”, a publicação traz o resultado de cerca de 40 anos de pesquisa sobre a raiz na Amazônia paraense, abordando diversos aspectos e desafios da cadeia produtiva.

A publicação está disponível para acesso gratuito na versão digital, no site da instituição (embrapa.br). O lançamento é uma contribuição e atividade preparatória ao XVII Congresso Brasileiro da Mandioca e do II Congresso Latino Americano e Caribenho da Mandioca que serão realizados em Belém, em
novembro de 2017.



GUIA

O livro reúne uma coletânea de 14 artigos assinados por 16 especialistas e foi organizado pelo pesquisador Raimundo Brabo e o analista de pesquisa, Moisés Modesto. Cases de sucesso, melhoramento genético, boas práticas e possibilidades de diversificação de renda, mercado e agregação de valor com subprodutos do tubérculo também integram a publicação.

Para os organizadores, o produto pode ser utilizado como um guia no auxílio da superação de diversos desafios que a cultura apresenta, em especial, no Pará, Estado que há cerca de 25 anos é o maior produtor nacional dessa raiz, mas possui baixa produtividade, com apenas 15 toneladas por hectare (IBGE/2015).

Embora esse número seja superior à média nacional de cerca de 13 ton/ha (IBGE), ainda fica muito abaixo da média do estado do Paraná, segundo produtor nacional, que é de 25 ton/ha, Estado campeão em produtividade. “Acreditamos que o Pará tem o potencial de duplicar a produtividade em poucos anos”, enfatiza Modesto. “Mas, para isso, é necessário um esforço conjunto, para que os processos se tornem políticas públicas e sejam incorporados pelos produtores no Pará”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias