plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Funcionários paralisam serviços após teto desabar

Os funcionários da Unidade de Saúde da Família, localizada no bairro de Brasília, no município de Altamira, no sudoeste paraense, paralisaram as atividades nesta quinta-feira (22) após parte do teto desabar. Pacientes que procuraram atendimento da unidad

Os funcionários da Unidade de Saúde da Família, localizada no bairro de Brasília, no município de Altamira, no sudoeste paraense, paralisaram as atividades nesta quinta-feira (22) após parte do teto desabar.

Pacientes que procuraram atendimento da unidade tiveram que voltar para casa.

A unidade de saúde foi entregue em 2013, para ser referência no atendimento no município.

Técnicos da empresa Norte Energia e da Prefeitura de Altamira estiveram na unidade e constataram que o prédio não apresenta risco de desabamento, como estavam temendo os funcionários.

As atividades na unidade de saúde devem ser retomadas nesta sexta-feira (23).

Em nota, a assessoria da Norte Energia informou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Brasília, em Altamira, foi entregue à Prefeitura Municipal no dia 1º de agosto de 2013, portanto, há mais de três anos. A partir desta entrega, a responsabilidade pela manutenção do prédio é de inteira responsabilidade do município, conforme está estabelecido no licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

No ato da entrega, foram realizados todos os procedimentos de checagem para que a Unidade fosse recebida pela prefeitura em perfeitas condições e pronta para iniciar o atendimento da população, como consta em termo de entrega assinado, na ocasião, pelo prefeito Domingos Juvenil Nunes de Souza.

Diz a nota ainda que na quarta-feira (21), a Norte Energia enviou uma equipe à UBS para apurar a informação de supostos danos na edificação e, acompanhada de técnicos do município, constatou que não há nenhum abalo estrutural no edifício, como erroneamente vem sugerindo alguns veículos de imprensa.

Na visita técnica, o que ficou evidente é a absoluta falta de manutenção no prédio por parte dos responsáveis por essa tarefa. A falta de cuidados básicos com este imóvel resultou, por exemplo, em um forro de gesso que cedeu devido á umidade, além de paredes com problemas de vedação e parte do piso com revestimento carecendo de reposição e conserto.

Segundo a nota, a Norte Energia refuta comportamento açodado de autoridades públicas municipais informando que o prédio apresenta problemas desde o seu início das operações da UBS. Se existissem tais problemas, certamente a unidade não teria sido recebida pela Prefeitura.

A Norte Energia informa ainda que a UBS do bairro da Brasília é uma das 30 previstas no Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina Hidrelétrica Belo Monte, todas já concluídas e entregues equipadas aos cinco municípios da Área de Influência Direta de Belo Monte. A unidade da Brasília é a maior e mais completa em serviços do Estado, um totalmente equipado com capacidade de cobertura para 15 mil pessoas.

A empresa lamenta o transtorno aos usuários da UBS Brasília e reforça que é necessária a manutenção regular e adequada por parte das autoridades municipais para que esse patrimônio da cidade continue servindo para reforçar e garantir qualidade dos serviços na saúde básica da população de Altamira.

(Com informações de Bené Paixão/Rádio Clube do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias