plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Éder Mauro e Zenaldo respondem ações penais

Em reportagem publicada nesta segunda-feira (22), a Folha de S. Paulo destaca oito candidatos a prefeituras de capitais do Brasil que respondem ações penais. Na lista, Belém lidera com dois candidatos com problemas comprovados na justiça: Éder Mauro (PSD)

Em reportagem publicada nesta segunda-feira (22), a Folha de S. Paulo destaca oito candidatos a prefeituras de capitais do Brasil que respondem ações penais. Na lista, Belém lidera com dois candidatos com problemas comprovados na justiça: Éder Mauro (PSD) e Zenaldo Coutinho (PSDB).

Éder Mauro é acusado pelo Ministério Público de ter forjado um flagrante e torturado pessoas em abordagem policial no Pará, além de ter ameaçado uma menor de idade e o pai. Já Zenaldo Coutinho responde a um processo por incêndio culposo no Hospital. A Promotoria afirma que ele deixou de fazer reformas em um pronto-socorro que pegou fogo em 2015 e matou uma mulher. Mauro e Coutinho negam as acusações.

Além dos dois postulantes de Belém, segundo a Folha, enfrentam ações penais candidatos de Belo Horizonte, Fortaleza, Maceió, Recife, Porto Velho, Palmas e Aracaju. Três deles tiveram condenação em primeira instância. Não foram considerados processos pelos crimes de calúnia, injúria e difamação.

Em nota, Éder Mauro afirmou que foi absolvido em primeira instância dos processos que estão hoje no STF. Já em relação à menor de idade, o deputado afirma que foi absolvido em sentença pela Vara de Infância, com desmentido da suposta vítima.

Por sua vez, Zenaldo Coutinho afirmou que vê "excesso na tese de acusação" e alega que não existia nenhum laudo prévio que apontasse risco de incêndio no hospital.

Outros acusados

Em Aracaju, o prefeito João Alves Filho (DEM), que concorre à reeleição, é réu numa ação sob acusação de corrupção passiva e peculato em processo relacionado à Operação Navalha, deflagrada em 2007 pela Polícia Federal. Na capital mineira, Alexandre Kalil (PHS), ex-presidente do Atlético-MG, foi condenado na Justiça Federal sob acusação de apropriação indébita previdenciária.

Policial militar e candidato em Fortaleza, Capitão Wagner (PR) responde a um processo por suposto dano, acusado de ter ajudado em um protesto em que mulheres impediram a saída de PMs para fazer a segurança em uma partida de futebol.

Candidato a prefeito de Palmas, Raul Filho (PR) tem uma condenação por suposto crime ambiental por fazer uma construção sem licença em uma chácara de sua propriedade que fica em área de proteção ambiental.

No Supremo, corre um processo contra Cícero Almeida, que concorre em Maceió (AL). Em Porto Velho, o ex-prefeito e agora novamente candidato Roberto Sobrinho (PT) responde a ação penal na Justiça de Rondônia acusado de fraudes em licitações.

No Recife, o candidato João Paulo Lima (PT), que já comandou a capital pernambucana de 2001 a 2008, responde a três ações penais por supostas irregularidades em licitações do município.

A ex-prefeita Luizianne Lins (PT), candidata em Fortaleza, é ré em uma ação que a acusa de fraude por ter atrasado a entrega de dados das contas municipais em 2011.

Edmilson também responde

O também candidato a prefeitura de Belém, Edmilson Rodrigues também responde por improbidade na Justiça, referente a irregularidades na área da educação, quando era prefeito de Belém de 1997 a 2005.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias