plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
AUTONOMIA

Metropolitano garante Terapia Ocupacional para pacientes 

Diariamente, são realizados atendimentos de reabilitação para adultos e crianças

Imagem ilustrativa da notícia Metropolitano garante Terapia Ocupacional para pacientes  camera Paciente na Terapia Ocupacional | ( Reprodução )

Além de oferecer assistência para pacientes que sofreram traumas graves, o plano terapêutico do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) oferece diversas opções de reabilitação para assegurar uma melhor qualidade de vida aos internados.

A Terapia Ocupacional é uma técnica empregada para recuperar e incentivar aspectos que promovem a independência e independência de indivíduos que enfrentam dificuldades para realizar suas tarefas diárias.

"Com a terapia ocupacional, os pacientes que apresentam limitações conseguem desenvolver atividades simples da rotina como, por exemplo, tomar banho, escovar os dentes ou usar o celular; ações que podem ter a realização comprometida após um acidente grave que gera sequelas", conta a Terapeuta Ocupacional do HMUE, Samanta Oliveira.

Conteúdos relacionados:

A identificação do paciente que necessita de intervenção por meio da Terapia Ocupacional é feita pelos profissionais que fazem parte da equipe da unidade, que está localizada em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.

"São vários pacientes que demandam diariamente a intervenção da terapia ocupacional no hospital, mas principalmente os que precisaram amputar algum membro. O profissional desenvolve dispositivos que buscam minimizar as limitações adquiridas com as sequelas, para que essa pessoa tenha autonomia e a vontade para executar as tarefas", complementa Samanta.

Adenil Vulcão, de 27 anos, chegou ao Baixo Tocantins após sofrer um acidente elétrico. Ele está internado há mais de dois meses no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Metropolitano há dois meses. Dada a gravidade do trauma, o rapaz precisou amputar um dos membros superiores para continuar o tratamento. Foi criado um dispositivo que lhe permitiu ter autonomia para se alimentar sozinho ou usar o celular.

"A vida muda totalmente depois de um trauma dessa grandiosidade. Sempre serei muito grato pela equipe do Metropolitano, me proporcionando saídas para continuar a vida. Se eu não viesse para o Metropolitano, com certeza, não teria sobrevivido", diz ele.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Entre os itens criados pela assistência terapêutica oferecida para os pacientes do HMUE estão as órteses de mão, para lesões em punho, órtese de posicionamento ventral, usada para manter os dedos em medida que preserva a posição funcional da mão, órtese abdutora de polegar, além do dispositivo de adaptação universal para amputação.

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) é considerado uma referência no Brasil por seus projetos de gameterapia, passeio terapêutico e celebração de aniversários nos leitos, iniciativas que impactam diretamente na melhoria da saúde do paciente. No ano de 2023, aproximadamente 700 mil pessoas foram atendidas no hospital.

"Todos os projetos proporcionam minimização de estresse, melhora na aceitação do tratamento e na socialização com a equipe", ressalta a Terapeuta Ocupacional.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias