plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DR. RESPONDE

Medicina Tradicional Chinesa; A técnica da acupuntura

A ciência por trás da acupuntura já vem sendo desenvolvida ao longo de 2 mil anos, passando por aperfeiçoamentos durante essa jornada.

Imagem ilustrativa da notícia Medicina Tradicional Chinesa; A técnica da acupuntura camera Taline Luise de Athayde Carvalho, acupunturista | Irene Almeida / Diário do Pará

Abordagem terapêutica milenar, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) visa tratar qualquer desequilíbrio a partir de uma perspectiva integral do ser humano, considerando tanto seus aspectos físicos, quanto emocionais. Dentre as práticas adotadas pela MTC, está uma que, hoje, é amplamente difundida em várias partes do mundo, a acupuntura.

Série "Dr. Responde" aborda terapias alternativas

A ciência por trás da acupuntura já vem sendo desenvolvida ao longo de 2 mil anos, passando por aperfeiçoamentos durante essa jornada. A fisioterapeuta e acupunturista Taline Luise de Athayde Carvalho explica que, em meio ao desenvolvimento apresentado ao longo desses anos, a busca sempre esteve concentrada em ver o ser humano como um todo, entendendo suas necessidades e alterações físicas e emocionais.

“O uso das agulhas e o mapeamento dos pontos também passou por um processo de evolução e aperfeiçoamento e, como toda ciência, segue sendo aprimorada no decorrer das pesquisas. Antigamente não se tinham as agulhas como conhecemos hoje, eram utilizadas pedras ou ossos afiados como método de tratamento. Hoje, já temos agulhas com diâmetros pré-estabelecidos que melhor se encaixam para cada técnica e local do corpo que será aplicada, além de serem esterilizadas e descartadas após uso”.

PONTOS ESPECÍFICOS

Taline explica que, por meio do uso dessas agulhas específicas para a acupuntura, se ativam pontos específicos do corpo que desencadeiam respostas no organismo. Para que seja possível identificar esses pontos, a acupunturista esclarece que há um mapa com esses pontos específicos por todo o corpo, onde cada ponto é responsável por uma ou mais respostas, podendo atuar desde a redução de dor, até a melhora do funcionamento de algum órgão, estabilização emocional, dentre outros benefícios. “Uma avaliação minuciosa é necessária para coletar todas as informações possíveis para poder traçar o melhor plano de tratamento para o paciente, pois, com frequência, identificamos que a queixa principal do paciente não é a causa original do problema”, considera. “As sensações da aplicação das agulhas se assemelham com leves fisgadas extremamente toleráveis que cessam alguns segundos depois de serem aplicadas. Então, não é uma terapia dolorosa, mas também não é ausente de sensações”.

Tratamento promove bem-estar geral

Apresentando resultados satisfatórios para diferentes benefícios, a acupuntura pode ser facilmente adotada por diferentes perfis de pacientes, sendo indicada para praticamente qualquer pessoa. A fisioterapeuta e acupunturista Taline Luise de Athayde Carvalho aponta, porém, algumas restrições ao uso da técnica. “Há algumas restrições, como alguns pontos que não podem ser aplicados em gestantes e a necessidade de evitar aplicação em áreas lesionadas.

Crianças podem fazer desde que colaborem na aplicação e concordem com a terapia, pois o que nunca queremos é que seja uma experiência traumática”, considera. “Algumas pessoas com fobia de agulhas já conseguiram fazer terapia comigo, porém, após um período de adaptação, explicação e evolução do tratamento. Outros não estão abertos ao tratamento por conta da fobia e é totalmente respeitado e compreendido. Vemos cada paciente com um histórico único e todo o tratamento será adaptado para ele, respeitando seus limites e buscando o melhor protocolo de tratamento para ele, então não há como definir com antecedência o número de agulhas ou a duração em dias do tratamento completo, há estimativas que vão sendo confirmadas a cada sessão”.

Aplicação das agulhas melhora a qualidade de vida do paciente
📷 Aplicação das agulhas melhora a qualidade de vida do paciente |Irene Almeida

Adotados todos esses cuidados, a adesão à acupuntura pode proporcionar uma série de benefícios, sendo o principal a melhora da qualidade de vida. Taline aponta que, muitas vezes, o paciente chega até o acupunturista com inúmeras queixas e, no decorrer do tratamento, o profissional vai melhorando e trabalhando em cada uma dessas queixas, estimando objetivos de curto, médio e longo prazo. “Então, muitas vezes alcançamos redução de dores agudas e crônicas (recentes e de longa data), relaxamento muscular, redução de inflamações, redução de estresse, melhora de quadros psicológicos como ansiedade, depressão, compulsão e até melhora de condições intestinais, cólicas, insônia, dores de cabeça e entre outras”, relaciona.

“Além das melhoras visíveis e palpáveis, há também melhoras internas de busca do equilíbrio do organismo como um todo, proporcionando um momento do paciente onde ele precisa desacelerar e ser cuidado com uma rotina intensa, muitas vezes. Não há dúvidas de que os pacientes saem diferentes de como entram nas sessões”.

“Muitas vezes alcançamos redução de dores agudas e crônicas (recentes e de longa data), relaxamento muscular, redução de inflamações, redução de estresse, melhora de quadros psicológicos como ansiedade, depressão, compulsão e até melhora de condições intestinais, cólicas, insônia, dores de cabeça, entre outras” Taline Carvalho, acupunturista

DOL
📷 DOL |Divulgação
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias