plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO

Saiba mais da Deep Web, sistema sombrio e oculto da internet

Antes de sair para matar 50 pessoas em uma mesquita na Nova Zelândia, o autor do atentado anunciou em um fórum da internet que transmitiria o massacre ao vivo. Mas o anúncio não foi feito em uma página qualquer e com acesso fácil. Ele foi ao domínio mais

Antes de sair para matar 50 pessoas em uma mesquita na Nova Zelândia, o autor do atentado anunciou em um fórum da internet que transmitiria o massacre ao vivo. Mas o anúncio não foi feito em uma página qualquer e com acesso fácil. Ele foi ao domínio mais obscuro da rede. Uma zona de ódio e crime que também atraiu os assassinos de Suzano: a Deep Web.

O computador da lan house frequentada por um dos atiradores de Suzano foi levado pela polícia para perícia. Os investigadores querem saber se, além dos jogos de violência, os assassinos planejaram o massacre navegando neste lado oculto da internet.

Atirador da Nova Zelândia trasmitiu o massacre e chocou o mundo com a frieza (Foto: Reprodução)

A deep web é uma parte invisível da internet. Ela foi criada para que o usuário tenha privacidade na navegação. Neste universo se navega sem incômodos de anúncios de empresas ou qualquer tipo de rastreio.

Segundo dados mostrados em reportagem do programa “Fantástico, da Rede Globo, na noite de ontem (17), estima-se que a deep web, que surgiu no final do século passado, seja até 400 vezes maior do que a internet comum.

Lá existem fóruns onde podem ser planejados crimes, vendas de drogas e armas. O acesso a esses fóruns é mais difícil, pois a maioria encontra-se em uma área ainda mais oculta: a dark web.

A dark web é um terreno fértil para propagação de discursos de ódio de todos os tipos. Para chegar lá os usuários recorrem a tecnologias que permitem anonimato. Com essa sensação de anonimato muitos jovens passam a apresentar características que são comuns aos psicopatas. Eles simplesmente encontram na internet um lugar onde podem dar vazão a um traço anterior que ele já carrega possivelmente desde a infância.

Em Suzano, câmeras de segurança registraram o momento em que os atiradores chegaram na escola (Foto: Reprodução)

Um desses grupos era frequentado pelo homem que em 2011 abriu fogo e matou 12 alunos de uma escola municipal em realengo, no Rio de Janeiro.

Agora a polícia investiga a participação dos assassinos de Suzano nestes fóruns. E os membros do fórum que de alguma forma colaboraram com o planejamento do massacre podem ser punidos. Segundo especialistas, quem tiver incentivado o planejamento pode ser indiciado como co-autor dos crimes, e dependendo da participação pode ser indiciado por homicídio.

Especialistas garantem que o anonimato na internet é uma ilusão. A Polícia Federal no Brasil e o FBI nos EUA já navegam nestes ambiente há algum tempo. Graças as falhas da deep web, autoridades do mundo todo vão descobrindo a identidade destes criminosos. Em 2012 a polícia federal deflagrou duas operações que prenderam criadores de fóruns utilizados por atiradores e criminosos, como Emerson Eduardo e Marcelo Vale Silveira Melo, presos em 2012 durante operação.

As informações são do programa Fantástico.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias