POLÍTICA

Juan Guaidó se declara presidente interino da Venezuela com apoio de Trump

POSTADO EM: Quarta-Feira, 23/01/2019, 15:41:31
ATUALIZADO EM: 23/01/2019, 15:55:32

zoom_out_map
Reprodução

Em meio aos protestos contra o regime de Nicolás Maduro, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e um dos promotores das manifestações desta quarta-feira (23), Juan Guaidó, se auto declarou presidente interino do país. 

“Juro assumir as competências do Executivo nacional como Presidente nacional da Venezuela, para pôr fim à usurpação e levar a uma transição até termos eleições livres”, declarou Guaidó perante milhares de venezuelanos que se concentraram na praça Francia de Altamira. 

O anúncio começou a circular pelas redes sociais. Confira:

Guaidó foi reconhecido oficialmente pelo governo norte-americano como presidente interino. O Twitter ofivial da Casa Branca, afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump "reconheceu oficialmente o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaido, como presidente interino da Venezuela". 

“O povo da Venezuela falou contra o regime de Maduro de forma corajosa e exigiu liberdade e Estado de Direito”, pode ler-se no comunicado de Trump emitido entretanto pela Casa Branca. “Encorajamos os outros governos do hemisfério ocidental a reconhecer o presidente da Assembleia Nacional Guaidó como Presidente interino da Venezuela”. 

Veja:


Juan Guaidó é atualmente presidente da Assembleia Nacional, o Parlamento da Venezuela que é dominado pelos partidos da oposição, mas não é reconhecido como órgão legítimo pelo Governo de Maduro.

(Com informações do Observador)

LEIA TAMBÉM



COMENTÁRIOS mode_comment