RASHIDA TLAIB

Nem azul, nem rosa: deputada americana vai à posse em roupa tradicional palestina

POSTADO EM: Sexta-Feira, 04/01/2019, 11:09:06
ATUALIZADO EM: 04/01/2019, 15:44:20

Usuários das redes sociais no Brasil repercutiram, durante esta quinta-feira (3), a declaração da ministra Damares Alves de que “menino veste azul e menina veste rosa”. Simultaneamente, nos Estados Unidos, o debate era outro: o fato de que a deputada Rashida Tlaib tomou posse no Congresso americano trajando uma roupa tradicional palestina.

Tlaib, a primeira palestina-americana a ocupar o posto no país, vestia um “thawb” com complexos bordados rubro-negros. A escolha foi entendida como um simpático gesto às suas origens, além de uma resposta à controvérsia de 14 de dezembro, quando uma fotografia de sua prenda arrecadou 11 likes e comentários elogiosos —mas também mensagens racistas, segundo o jornal americano New York Times.
Resultado de imagem para rashida tlaib posse

Em resposta ao vestido de Tlaib neste dia 3, outros americanos de ascendência árabe foram à internet para compartilhar suas próprias fotografias com o “thawb”. A brincadeira se tornou viral com a etiqueta #TweetYourThobe (tuíte seu “thawb”). Segundo o diário americano, a ideia foi da escritora Susan Muaddi Darraj, também de origem árabe.

“É emocionante ver mulheres vestindo ‘thawbs’ que suas bisavós fizeram a mão”, ela disse ao jornal. “É simplesmente extraordinário, e é um testemunho visual da relação entre mães e filhas que temos em nossa cultura. Acho que outras pessoas podem se identificar com isso.”

A deputada escreveu nesta quinta-feira na revista Elle: “Durante minha carreira no serviço público, os residentes pelos quais tive o privilégio de lutar aceitaram quem eu sou, especialmente minhas raízes palestinas. É isso que eu quero trazer para o Congresso dos Estados Unidos, uma demonstração sem pedidos de desculpa”.

Fonte: FolhaPress



COMENTÁRIOS mode_comment