plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Arqueólogos encontram esqueletos sem os pés no Peru

Um grupo de arqueólogos encontraram e escavaram 32 sepulturas no complexo de El Chorro, em Pomalca, no Peru. De acordo com a imprensa local, foram encontrados restos mortais ao lado de urnas de cerâmica e itens domésticos, como colheres de ossos e metal.

Um grupo de arqueólogos encontraram e escavaram 32 sepulturas no complexo de El Chorro, em Pomalca, no Peru. De acordo com a imprensa local, foram encontrados restos mortais ao lado de urnas de cerâmica e itens domésticos, como colheres de ossos e metal. Mas o que está intrigando os pesquisadores é o fato em que vários esqueletos estão sem os pés.

Local da escavação no Parú (foto: Reprodução)

Os arqueólogos que trabalham no Museu das Tumbas Reais de Sipán confirmam que há 15 corpos de crianças e adolescentes da Civilização Moche que não têm os ossos do membro inferior.

Segundo o coordenador das escavações, Edgar Bracamonte, ele e sua equipe achavam que isso era resultado de amputações. No entanto, eles notaram que uma ossada estava sem a fíbula (osso da panturrilha), sugerindo que os ossos dos pés foram roubados dos túmulos. Ainda segundo o coordenador, o roubo de restos mortais era muito comum na época. Os ossos eram usados para a fabricação de joias.

Esqueleto encontrado sem os pés (foto: Reprodução)

A Civilização Moche eram um grupo de povos indígenas que dominavam o norte do Peru antes que os Incas e, mais tarde, os colonialistas espanhóis, assumissem o poder. O povo Moche construiu grandes estruturas semelhantes a pirâmides, criou obras de cerâmica e realizava sacrifícios humanos para seus deuses.

Até o momento, 23 dos túmulos encontrados são de Mochicas. Os nove restantes são da cultura de Lambayeque (ou Sicán), posterior aos moches.

(Com informações do site Galileu)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias