plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Caça de baleias pode ser autorizada hoje após 32 anos de proibição

A Comissão Internacional das Baleias (International Whaling Comission) deve decidir nesta quinta-feira (13), em Florianópolis, se revoga a proibição da caça comercial de baleias, estabelecida em 1986 diante da iminência de extinção de várias espécis por c

A Comissão Internacional das Baleias (International Whaling Comission) deve decidir nesta quinta-feira (13), em Florianópolis, se revoga a proibição da caça comercial de baleias, estabelecida em 1986 diante da iminência de extinção de várias espécis por causa da pesca industrial predatória, intensa ao longo do século 20. As informações são da Exame.

A restrição, no entanto, está sendo revista a pedido do Japão, que hoje captura entre 300 a 400 animais por ano. A justificativa é que a captura funciona como um instrumento de investigação populacional e detecção de ameaças aos animais em seu habitat, porém a carne acaba sendo comercializada. Em 2005 e 2006, o país chegou a abater cerca de 1.000 baleias, incluindo animais jovens e fêmeas grávidas.

A instituição composta por 88 países é agora presidida justamente pelo Japão.

Alguns países como Noruega e Islândia defendem cotas anuais de caça consideradas sustentáveis. Para entrar em vigor, a proposta precisa ser aprovada por 75% dos país que compõem a comissão.

Especialistas explicam que as baleias são animais inteligentes e com estruturas sociais altamente desenvolvidas, o que torna a morte de um mamífero extremamente atordoante para o grupo, além de causar desequilíbrio à biodiversidade marinha.

(Com informações da Exame)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias