plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Mulher descobre que tem câncer após assistir programa de TV

Quando a jornalista Victoria Derbyshire falou abertamente sobre os sintomas que levaram ao seu diagnóstico de câncer de mama no programa de TV britânico, duas mulheres entraram em contato para dizer que seu depoimento fez com que elas mesmas descobrissem

Quando a jornalista Victoria Derbyshire falou abertamente sobre os sintomas que levaram ao seu diagnóstico de câncer de mama no programa de TV britânico, duas mulheres entraram em contato para dizer que seu depoimento fez com que elas mesmas descobrissem que também tinham câncer.

"Eu quero agradecer a você por salvar minha vida", dizia a primeira linha do email enviado por Margaret Witts, de 86 anos. Pouco depois, a repórter se reuniu com ela e com Maren Marshall, de 53 anos, para ouvir suas histórias.

"Eu peguei uma taça de sherry (bebida alcoólica), me sentei, levantei as pernas e coloquei um cobertor sobre elas (para assistir ao programa)", relembra.

"Mas quando você disse que descobriu ter um mamilo invertido e que seu seio tinha ficado achatado, meu alarme soou."

Margaret percebeu, diante do seu espelho, que um deles estava muito menor que o outro, logo após ver o programa.

"O mamilo daquele seio também estava mais elevado e metade dele estava virada para dentro. Comecei a apalpar o mamilo e senti um caroço áspero. Fiquei sem conseguir acreditar."

Um mamilo invertido nem sempre é sinal de câncer – algumas pessoas nascem com eles assim, ou seu formato se altera com o tempo. No entanto, uma mudança repentina na aparência do seio precisa ser examinada imediatamente.

De acordo com a ONG britânica Breast Cancer Care, um terço das pessoas que desenvolvem câncer de mama são diagnosticadas depois de encontrarem outro sintoma que não um caroço.

Há uma lista de 12 sinais que podem indicar algo de errado, mas que não necessariamente significam a presença da doença. Confira:

1) Engrossamento da pele

2) Sulco na mama

3) Crostas no mamilo

4) Secreção mamilar

5) Irritação ou dores

6) Afundamento do mamilo

7) Crescimento de veias

8) Protuberâncias

9) Úlceras

10) Mudanças na textura da pele que a deixam parecida com "casca de laranja"

11) Mudança de forma e/ou tamanho

12) Nódulos

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias