plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Inspeção de armas químicas é adiada na Síria

A visita de inspetores internacionais nesta segunda (16) à Síria para analisar um ataque químico foi adiada, levando à troca de acusações entre Rússia e potências ocidentais sobre a responsabilidade pelo atraso. O governo britânico disse que Damasco e M

A visita de inspetores internacionais nesta segunda (16) à Síria para analisar um ataque químico foi adiada, levando à troca de acusações entre Rússia e potências ocidentais sobre a responsabilidade pelo atraso.


O governo britânico disse que Damasco e Moscou impediram a ida dos agentes da Opaq (Organização para a Proibição das Armas Químicas) até a cidade de Duma, onde teria acontecido o ataque no dia 7 de abril que deixou cerca de 40 mortos.


Reino Unido, EUA e França culpam a Síria, que tem apoio da Rússia, pelo ataque, mas o ditador Bashar al-Assad nega participação. Por isso, os três países autorizaram uma ofensiva aérea contra a Síria na sexta (13), mesmo dia da chegada dos inspetores da Opaq em Damasco.

Moscou afirma que foi esse ataque que acabou adiando a visita.


"O problema é a falta de garantias do Departamento de Segurança e Proteção da ONU para os especialistas da Opaq visitarem o local", disse o vice-chanceler russo, Serguei Ryabkov.


Em resposta, o representante britânico na Opaq, Peter Wilson, afirmou que a equipe foi liberada pela ONU mas não pode chegar ao local porque Rússia e Síria não garantiram segurança.


Na noite desta segunda (16), a TV estatal síria afirmou que Homs, no oeste do país, era alvo de novo ataque a míssil, parcialmente interceptado. O Pentágono, porém, negou que tenha executado um novo bombardeio.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias