plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

O que é a listeria, bactéria que matou 3 pessoas e está presente nos alimentos?

Três pessoas morreram e outras 15 ficaram doentes no Estado de Nova Gales do Sul, no sudeste da Austrália, por causa da listeria. Mas, você já ouviu falar nela e em que alimentos podem estar? As informações são da BBC Brasil. Não se trata de uma bactéria

Três pessoas morreram e outras 15 ficaram doentes no Estado de Nova Gales do Sul, no sudeste da Austrália, por causa da listeria. Mas, você já ouviu falar nela e em que alimentos podem estar? As informações são da BBC Brasil.

Não se trata de uma bactéria letal, mas pode causar graves danos em pessoas vulneráveis. A listeria é um micróbio que pode ser contraído pelos alimentos ou pelo contato com animais e indivíduos contaminados.

A bactéria pode ser encontrada no leite não pasteurizado e seus derivados, em queijos cremosos, em patês e embutidos. Dentre os sintomas estão vômito, diarreia, calafrios e sintomas de gripe, dores agudas e intensas no corpo, febre alta, entre outros.

Muitas pessoas portam a bactéria, mas não apresentam sintomas. Em casos graves, a bactéria pode se espalhar pela corrente sanguínea e ir para o sistema nervoso, causando meningite, o que pode ser fatal.

Na Austrália, três pessoas morreram após serem infectadas por listeria. Segundo as autoridades sanitárias do país, a bactéria pode estar instalada em uma plantação de melão. Desta forma, os australianos foram orientados a evitar o consumo do melão e o produto foi retirado de todos os supermercados para controlar o surto.

Saiba como evitar a bactéria:

Lavar as mãos regularmente com água e sabão, lavar frutas e verduras antes do consumo, não ingerir comida vencida, mesmo que aparência e odor pareçam normais são algumas recomendações que ajudam a reduzir o risco de contágio pela bactéria.

(Com informações da BBC Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias