plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Papa acusa de calúnia vítimas de pedofilia

A visita do Papa ao Chile ficou marcada por milhares de protestos contra a pedofilia na Igreja. Nesta sexta-feira (19), a revolta ganhou novo episódio depois de Francisco, já a caminho do Peru, onde encerra o périplo pelos dois países sul-americanos, ter

A visita do Papa ao Chile ficou marcada por milhares de protestos contra a pedofilia na Igreja. Nesta sexta-feira (19), a revolta ganhou novo episódio depois de Francisco, já a caminho do Peru, onde encerra o périplo pelos dois países sul-americanos, ter dito que as acusações de cumplicidade com a pedofilia feitas ao bispo chileno Juan Barros "são somente calúnias".

"O dia em que me trouxerem uma prova aí sim verei algo, caso contrário são calúnias e não há uma única prova contra ele. Ficou claro?", disse o Papa, incomodado pela pergunta de um jornalista.

A revolta com este comentário foi agravada pelo facto de ser proferida pouco depois de o Papa ter pedido perdão em nome da Igreja durante um encontro, na quinta-feira, com chilenos abusados por sacerdotes.

"Nada mudou. O seu pedido de desculpas foi vazio", afirmou Juan Carlos Cruz, um dos que acusam o bispo Barros de proteger o padre Fernando Karadima, autor comprovado de abusos contra ele e muitos outros menores, nos anos 80 e 90. Cruz diz que o bispo estava presente quando o padre Karadima, na altura mentor de Barros, o beijou e apalpou a ele e a outro rapaz. Sobre as provas, Cruz comenta, irónico: "Como se pudesse tirar uma selfie enquanto era abusado!".

VÍTIMAS REAGEM

José Andrés Murillo, James Hamilton e Juan Carlos Cruz, vítimas do bispo Fernando Karadima, descreveram como "ofensivas" as declarações do Papa Francisco, que apoiou o bispo Juan Barros.

As vítimas de abuso sexual na Igreja deram uma série de informações durante uma entrevista que contou com jornalistas de todo o mundo. Eles informaram que que Barros foi cúmplice desses fatos: que Barros fazia parte do círculo de confiança de Karadima e que nunca negou o contrário.


(Fonte:La Tercera)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias