plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

4 dicas para aproveitar melhor o tempo que você passa sozinho

Nós fomos culturalmente criados para pensar que ficar sozinho é algo negativo. Quando crianças, como forma de castigo, ficamos isolados para pensar no que fizemos. Já quando adultos, só a ideia de ficar sem internet — que é o que muitas vezes nos conect

Nós fomos culturalmente criados para pensar que ficar sozinho é algo negativo. Quando crianças, como forma de castigo, ficamos isolados para pensar no que fizemos. Já quando adultos, só a ideia de ficar sem internet — que é o que muitas vezes nos conecta ao mundo — nos estressa. Mas reservar um tempo para si mesmo não é nada ruim.

Em tempos em que as informações te bombardeiam a toda hora, você só precisa saber como passar um momento consigo mesmo. Até porque, ficar sozinho por um tempo não é necessariamente sinônimo de ser solitário. Confira algumas dicas para colocar isso em prática:

Descubra as vantagens da solidão
De acordo com alguns estudos, ficar sozinho com seus pensamentos pode render muitas autodescobertas e reflexões sobre quais são as suas verdadeiras prioridades, além de se desvincular de coisas que te estressam.

A tecnologia, por exemplo, é uma fonte de estresse e distração recorrente. Em entrevista ao The Cut, Larry Rosen, autor de The Distracted Mind, recomenda que as pessoas comecem a fazer pausas de um minuto a cada 15 minutos para checar suas notificações e ir aumentando esse período de tempo entre cada verificação à medida que você se sinta menos dependente da tecnologia.

Experimente
Outra grande vantagem de passar um tempo sozinho é aproveitar seus pequenos momentos para fazer coisas novas. Aproveite para escapar da rotina e pôr em prática as coisas que você tem em mente.

“O mais importante é que você esteja sozinho com os seus pensamentos, mas o que você fará com isso é uma decisão sua”, diz Amy Morin, psicoterapeuta e autora de 13 Coisas que as Pessoas Mentalmente Fortes não Fazem (Editora Sextante, 272 páginas, R$ 24,99).

Sinta-se confortável consigo mesmo
Aquelas lembranças de 2000 e bolinha que te perturbam na hora de dormir podem ser realmente chatas, mas não deixe que elas transformem seus pensamentos em algo desconfortável.

Pesquisas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, mostram que não importa se você é introvertido ou extrovertido, não há uma grande diferença que separa esses dois tipos de pessoa quando o assunto é aproveitar o tempo sozinho.

Isso acontece porque, quando você escolhe ficar sozinho por um tempo, o efeito dessa “solidão” é totalmente diferente da de quando você é isolado ou excluído de algo contra a sua vontade (o que não é nada legal).

Por isso, não deixe de curtir um tempo consigo mesmo por ser alguém extrovertido. Você merece aproveitar a sua própria companhia também — e aprenderá a apreciar a solidão ao longo do tempo.

Valorize seus momentos sozinhos
Talvez as pessoas estranhem se você decidir sair das redes sociais ou não ir a todo evento que surgir, mas deixe claro para os seus amigos que o seu momento consigo mesmo é também uma questão de saúde.

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias