plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Você é capaz de batizar um asteroide? A Nasa quer ideias

A Nasa precisa que você dê um nome a um asteroide gelado recém descoberto, carinhosamente chamado de “(486958) 2014 MU69”. Todos esse números, que parecem mais com códigos nucleares, é um simples registro genérico feito sempre que um corpo celeste é obser

A Nasa precisa que você dê um nome a um asteroide gelado recém descoberto, carinhosamente chamado de “(486958) 2014 MU69”. Todos esse números, que parecem mais com códigos nucleares, é um simples registro genérico feito sempre que um corpo celeste é observado pela primeira vez.

Como ele será sobrevoado pela missão New Horizons (a mesma que capturou fotos de Plutão em 2015), a ocasião pede algo especial, de preferência um nome. O problema é que se sabe pouquíssimo sobre ele: tem 19 km de diâmetro e orbita o “Cinturão de Kuiper”, próximo a Netuno, precisamente 6,5 bilhões de km da Terra.

“Estamos empolgados para que o público nos ajude a escolher um apelido que consiga captar tudo que o sobrevoo e a tarefa de explorar um novo objeto espacial distante significam”, diz o investigador Alan Stern da New Horizons do Instituto de Pesquisa Southwest em Colorado, nos EUA.

COMO BATIZAR

Basta preencher um formulário no site da New Horizons. Lá eles listam até uma sequência de apelidos que já são considerados, como “Z'ha'dum”, “Camalor” e até “Mjölnir” (Martelo de Thor).

Os interessados podem votar pelos nomes que já foram registrados ou pode criar um. Mas fique atento: o prazo é até 1º de dezembro. Se você for um dos escolhidos, entra em uma nova disputa, com resultado final em janeiro de 2018. Ah! E não tem prêmio. Esse asteróide de nome difícil poderá ser visto em detalhes em 1º janeiro de 2019.

(Com informações da Super Interessante)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias