plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Presidente catalão afastado pede resistência

O presidente afastado do governo regional catalão, Carles Puigdemont, rejeitou sua destituição e pediu neste sábado (28) à população que faça "oposição democrática e cívica" à intervenção do Executivo espanhol, que na sexta-feira (27) o destituiu, junto c

O presidente afastado do governo regional catalão, Carles Puigdemont, rejeitou sua destituição e pediu neste sábado (28) à população que faça "oposição democrática e cívica" à intervenção do Executivo espanhol, que na sexta-feira (27) o destituiu, junto com o resto do seu gabinete após a declaração da independência da Catalunha.

Em uma declaração gravada, Puigdemont rejeitou a "agressão" do gabinete espanhol e ressaltou que são "os parlamentos os responsáveis por nomear e destituir os governantes".

Puigdemont rssaltou que não acata a aplicação do parágrafo 155 da Constituição espanhola – dispositivo que permite a intervenção do governo central de Madri na gerência de regiões autônomas. "Nossa vontade é continuar trabalhando para cumprir os mandatos democráticos e, ao mesmo tempo, buscar a máxima estabilidade e tranquilidade, entendendo as dificuldades lógicas que comporta uma etapa desta natureza, pela qual nosso país nunca passou", afirmou.

O Parlamento regional catalão aprovou na sexta uma declaração de independência que levou, horas depois, o Executivo espanhol, com o sinal verde do Senado, a aprovar uma série de medidas de intervenção na Catalunha.

Entre elas está a remoção de todo o gabinete presidido por Puigdemont e a convocação de eleições autônomas na Catalunha para o dia 21 de dezembro.

Na sua declaração, Puigdemont encorajou seus seguidores a "perseverar" e "continuar defendendo as conquistas alcançadas até hoje".

(Com informações da Deutsche Welle)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias