plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

8 fatos bizarros sobre menstruar durante a Idade Média

(Foto: Reprodução)   A menstruação sempre esteve rodeada por mitos e bizarrices. Ainda hoje, após métodos que facilitaram a vida das mulheres, como absorventes descartáveis e coletores menstruais, há quem acredite em mitos como a impossibilidade de l

 (Foto: Reprodução)

A menstruação sempre esteve rodeada por mitos e bizarrices. Ainda hoje, após métodos que facilitaram a vida das mulheres, como absorventes descartáveis e coletores menstruais, há quem acredite em mitos como a impossibilidade de lavar o cabelo ou andar descalça durante o período menstrual.

Na Idade Média, o assunto era um tabu ainda maior. Pensando nisso, separamos algumas histórias que você não aprende na escola, mas vale a pena conhecer. Confira:

1. Algumas mulheres usavam tecidos como absorvente na Idade Média. O material mais popular era o linho, pois conseguia absorver bastante sangue. Após o uso, o pedaço de pano era lavado e reutilizado. Contudo, não haviam calcinhas na época, o que nos leva a pensar que o tecido era usado com ajuda de um tipo de cinto que o mantinha próximo da vagina.

2. Às vezes esses "absorventes" caiam no chão e assustavam todos os que estavam ao redor, já que a Igreja não via a menstruação como algo bom. Algumas pessoas até chamavam esses tecidos de "tampão monstruoso".

3. Alguns homens achavam que a menstruação era algo venenoso, que poderia estragar o vinho e as colheitas e até deixar animais loucos. Menstruar era algo imundo e poluído, alguns médicos achavam até que era uma doença mensal que precisava ser tratada. As pessoas ainda achavam que a vida "sedentária" das mulheres significava que não usavam todo o sangue por mês, então o corpo expulsava as sobras.

Leia mais:
+ Na década de 40 a Disney produziu um curta sobre menstruação
+ Arqueólogos afirmam que Pedra do Sol usada por vikings era um cristal

4. Outros "profissionais da saúde", contudo, achavam que se elas não menstruassem seu sangue teria de ser removido diretamente das veias. Isso, é claro, depois de inserir lã embebida em pepinos e leite em sua vagina, para ver se "descia".

5. Acredita-se que o vermelho era muito comum nas vestimentas antigas pois podia esconder as manchas de sangue deixadas pela menstruação. Isso porque algumas mulheres não usavam nada para absorvê-la, e a deixavam escorrer pelas pernas.

6. Era comum andar com noz-moscada ou pequenas bolsas de flores secas para esconder o cheiro do tecido encharcado de sangue.

7. Um método para diminuir o fluxo intenso era queimar um sapo e usar as cinzas em uma bolsa ao redor da cintura.

8. Sexo durante o período mentrual era desencorajado, já que algumas pessoas pensavam que o sangue era tão tóxico e venenoso que poderia queimar a pele do pênis do homem. Entretanto, se o casal fosse teimoso e a mulher engravidasse enquanto estava menstruada, pensavam que provavelmente o filho nasceria ruivo.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias