plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Papa canoniza 30 mártires assassinados no Brasil

Neste domingo (15), o Papa Francisco anunciou 35 novos santos, entre eles, 30 mártires assassinados no século 17 no Brasil por calvinistas holandeses, além de três adolescentes mexicanos mortos no século 16 - reflexos da sangrenta história da conversão re

Neste domingo (15), o Papa Francisco anunciou 35 novos santos, entre eles, 30 mártires assassinados no século 17 no Brasil por calvinistas holandeses, além de três adolescentes mexicanos mortos no século 16 - reflexos da sangrenta história da conversão religiosa na América Latina.

Os "mártires de Cunhaú e Uruaçú", dois municípios do Rio Grande do Norte (hoje Canguaretama e São Gonçalo do Amarante), já haviam sido beatificados pelo Papa João Paulo II em 2000. Os trinta homens, mulheres e crianças foram canonizados em uma cerimônia na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Cerca de 500 peregrinos brasileiros, representantes da igreja católica no Brasil e 45 membros governo federal e do Rio Grande do Norte foram à Roma assistir à canonização. Como manda a tradição, a proclamação da santidade e o anúncio da inscrição dos nomes dos mártires nos livros santos foram realizados em latim pelo Papa Francisco.

Mortes violentas

Os mártires de Cunhaú e Uruaçú foram mortos de forma violenta - por se recusarem a se converter ao calvinismo - em dois massacres perpetrados por soldados holandeses em 1645. Os 30 homens, mulheres e crianças fazem parte de um grupo de 150 pessoas assassinadas brutalmente.

Eles foram vítimas de torturas e mutilações - muitos tiveram seus corações arrancados nos ataques registrados durante missas católicas. Devido às violências, apenas o grupo canonizado hoje pode ser identificado. No total, são 25 homens e cinco mulheres. Apenas dois são estrangeiros, o padre português Ambrósio Francisco Ferro, e o laico francês, Jean Lostau Navarro. O santo mais jovem é um bebê que na época tinha dois meses de idade.

As execuções aconteceram dentro do processo de evangelização da região Nordeste do Brasil, que começou em 1597 com missionários jesuítas e de padres católicos de Portugal. Mas nas décadas seguintes, a chegada de holandeses calvinistas e protestantes deu início a uma época de perseguição dos católicos.

(Com inforemações do portal MSN)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias