zoom_out_map
(Foto: Ricardo Perna / Família Cristã)

Papa Francisco canoniza crianças de Fátima em PT

Sábado, 13/05/2017, 09:32:39 - Atualizado em 13/05/2017, 09:58:09

O Papa Francisco acrescentou duas crianças pastoras portuguesas à lista de santos católicos, homenageando jovens irmãos cujas visões da Virgem Maria há 100 anos transformaram a bucólica fazenda portuguesa de Fátima num dos santuários católicos mais importantes do mundo. Francisco e Jacinta Marto foram proclamados santos no início da missa, no sábado (13), que marca o centenário de suas visões.

O milagre que permitirá a canonização de dois dos três “pastorinhos” envolve um menino brasileiro. A cura de Lucas foi reconhecida em 23 de março de 2017, porém a intercessão pela saúde do brasileiro ocorreu em 2013, quando ele tinha 5 anos.

Lucas caiu de uma janela a 6,5 metros do chão enquanto brincava com a irmã, Eduarda, responsável pelas orações voltadas ao irmão através de pedidos de intercessão aos “pastorinhos”.

Milhares de peregrinos estavam presentes, muitos dos quais tinham passado dias em Fátima em oração, recitando rosários diante de uma estátua de Nossa Senhora. Aplaudiram com admiração depois que o papa recitou o rito declarando santos os Martos.

Jacinta e Francisco, e sua prima, Lúcia, relataram que em 13 de março de 1917, a Virgem Maria apareceu a eles enquanto pastoreavam suas ovelhas. Eles disseram que ela confiou neles três segredos -prevendo visões apocalípticas do inferno, guerra, comunismo e morte de um papa- e os exortou a orar pela paz e uma conversão do pecado.

O papa pediu aos católicos que tomem o exemplo dos irmãos Marto e tirem força de Deus, mesmo quando a adversidade os atingir. As crianças tinham sido ameaçadas pelas autoridades civis locais com a morte por óleo fervente, se não se retratassem de sua história. "Podemos tomar como exemplo São Francisco e Santa Jacinta, a quem a Virgem Maria introduziu no imenso oceano da luz de Deus e ensinou a adorá-lo", declarou o pontífice. "Essa foi a fonte de sua força na superação da oposição e do sofrimento."

Antes da Missa, Francisco rezou diante dos túmulos de Francisco e Jacinta. Os irmãos Marto morreram dois anos depois das visões durante a pandemia da gripe espanhola na Europa e se tornaram os santos mais jovens que não morreram como mártires.

SEGREDO

Em 2000, o papa João Paulo 2º beatificou os irmãos Marto durante uma missa em Fátima e aproveitou a ocasião do novo milênio para revelar o terceiro "segredo" que as crianças relataram ter recebido da Madonna. O texto, escrito por Lúcia, foi guardado em um envelope fechado dentro do Vaticano por décadas, sem papa ousado para revelá-lo por causa de seu conteúdo aterrorizante: um "bispo vestido de branco" [o papa] de joelhos ao pé de uma cruz, morto em um granizo de balas e flechas, junto com outros bispos, sacerdotes e vários leigos católicos.  A mensagem mostrava um anjo clamando "penitência, penitência, penitência!"

A iminente canonização das crianças levou à especulação de que um quarto "segredo" permaneceu, mas o Vaticano insistiu que não há mais segredos relacionados com as revelações de Fátima.

(FolhaPress)


COMENTÁRIOS mode_comment

CONTINUE LENDO keyboard_arrow_down
CONTINUAR LENDO keyboard_arrow_down