plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Câmara dos EUA revoga Obamacare

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (04) um projeto de lei para revogar o Obamacare, dando ao presidente republicano Donald Trump uma vitória. A próxima etapa da reforma da saúde é seguir para votação no Senado. A votação

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (04) um projeto de lei para revogar o Obamacare, dando ao presidente republicano Donald Trump uma vitória. A próxima etapa da reforma da saúde é seguir para votação no Senado.

A votação para revogar a conquista doméstica do ex-presidente Barack Obama, que permitiu que 20 milhões de norte-americanos a mais conseguissem planos de saúde, foi a maior vitória legislativa de Trump desde que assumiu, em janeiro, colocando-o no caminho para cumprir uma de suas principais promessas de campanha, assim como um pedido de sete anos de parlamentares republicanos.

Com 217 votos a favor e 213 contra, os republicanos tiveram apoio suficiente para enviar a legislação ao Senado. Nenhum democrata votou a favor do projeto.

A reforma da saúde não é de qualquer maneira garantida no Senado, onde os republicanos possuem pequena maioria de 52 assentos na Casa de 100 assentos e onde a rejeição de alguns republicanos pode derrubá-la.

Apesar de terem a Casa Branca e controlarem ambas as Casas do Congresso, os republicanos descobriram que derrubar o Obamacare é politicamente tenso, em parte por conta de temores de eleitores de que muitas pessoas irão perder seus seguros de saúde como resultado. Republicanos há tempos criticam o Obamacare como exagero do governo.

À medida que republicanos ultrapassaram o número de votos necessários para aprovação do projeto, democratas na Câmara cantaram “Na na, na na na na, hey hey, goobye (adeus)”, em uma barulhenta sugestão de que republicanos irão perder seus assentos nas eleições de 2018 por conta da votação.

Uma hora após a votação, Trump celebrou com parlamentares no Rose Garden da Casa Branca.

“Passei dois anos realizando campanha e digo, não importa onde eu fosse, pessoas estavam sofrendo muito com as devastações do Obamacare”, disse Trump. “Vamos conseguir a aprovação disto no Senado. Estou muito confiante.”

Embora o destino do projeto no Senado seja incerto, a passagem pela Câmara pode impulsionar as esperanças de Trump de conseguir aprovar outros itens em sua agenda, como reforma tributária.

O fracasso em duas tentativas anteriores na reforma de saúde levantou questões sobre como republicanos podem trabalhar juntos para ajudar Trump a cumprir suas promessas de campanha.

“Tudo que eles (os republicanos) fizerem, que cumprirem, popular ou impopular, irá mostrar que têm a habilidade de progredir e fazer as coisas e trabalharem juntos”, disse Randy Frederick, vice-presidente de comércio e derivados na Charles Schwab em Austin, no Estado norte-americano do Texas.

“Isto coloca a ideia de reforma tributária mais perto da realidade, simplesmente porque é mostrado que eles entenderam uma maneira de negociar e trabalhar juntos”, acrescentou.

(Com informações de Reuters)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias