plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Estátuas de faraós de 3 mil anos são descobertas

Uma equipe de arqueólogo descobriu duas estátuas de faraós de mais de 3 mil anos de antiguidade no Cairo, capital do Egito. As relíquias foram encontradas, no distrito de Mattarya, local da antiga capital Heliópolis, hoje um bairro populoso nos arredores

Uma equipe de arqueólogo descobriu duas estátuas de faraós de mais de 3 mil anos de antiguidade no Cairo, capital do Egito.

As relíquias foram encontradas, no distrito de Mattarya, local da antiga capital Heliópolis, hoje um bairro populoso nos arredores do Cairo. O anúncio reforça a hipótese sobre a escultura gigantesca do Templo do Sol que se encontrava nesse local na época do faraó Ramsés II.

Segundo Ayman Ashmawy, chefe da equipe de arqueólogos egípcios e alemães, alguns dos restos correspondem a uma estátua de 8 metros de comprimento, esculpida em quartzo, e que representa "provavelmente" o próprio Ramsés II.

"Essa estátua não pode ser identificada, mas o fato de que se encontre às portas do templo do faraó poderia significar que lhe pertence", explicou o ministério egípcio de Antiguidades. O outro fragmento da estátua é de calcário e pertenceria à época do rei Seti II.

Dinastia XIX

Ramsés II e Seti II eram faraós da dinastia XIX, que governaram de 1314 a 1200 a.C. "A descoberta das duas estátuas mostra a importância de Heliópolis, dedicada ao culto de Rá", o deus do Sol do Antigo Egito, explicou Ashmawy.

Heliópolis ficou muito danificada durante a época greco-romana, quando a maior parte dos seus obeliscos e colossos foi transportada a Alexandria ou à Europa.

(Com inforações de El País)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias