plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Irã cumpre o acordo nuclear com os EUA

Ao contrário do que muitos especialistas do ocidente acreditavam, o Irã possui aproximadamente um terço do urânio enriquecido permitido sob um acordo com potências mundiais, informou nesta sexta-feira (24) o órgão de supervisão nuclear da ONU. A supervis

Ao contrário do que muitos especialistas do ocidente acreditavam, o Irã possui aproximadamente um terço do urânio enriquecido permitido sob um acordo com potências mundiais, informou nesta sexta-feira (24) o órgão de supervisão nuclear da ONU.

A supervisão da ONU é permitida pelas autoridades iranianas desde o acordo com as potências ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos, feito em 2015. No acordo o Irã aceitou submeter-se à uma série de condições de regulação do processo de enriquecimento de urânio, em troca de serem levantadas as sanções econômicas impostas pelo ocidente.

"Em 18 de fevereiro de 2017, a quantidade de urânio enriquecido U-235 do Irã de até 3,67 por cento era 101,7 kgs", informou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em relatório trimestral sobre atividades nucleares iranianas. O resultado está bem abaixo do limite de 300 quilos definidos no acordo.

Diplomatas haviam dito que o Irã teria chegado recentemente perto do limite de 300 quilos de urânio enriquecido. O relatório confidencial aos Estados membros da AIEA é o primeiro da agência desde a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, crítico feroz ao acordo.

(Com informações de reuters)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias