plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Irã usa reciprocidade e impõe sanções aos EUA

O Irã criticou nesta sexta-feira (03) as novas sanções impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e informou que, da mesma forma, irá impor restrições legais a entidades e indivíduos norte-americanos que ajudam "grupos terroristas regionai

O Irã criticou nesta sexta-feira (03) as novas sanções impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e informou que, da mesma forma, irá impor restrições legais a entidades e indivíduos norte-americanos que ajudam "grupos terroristas regionais".

A mensagem iraniana é considerada como uma resposta ao anúncio de sanções, feito pelo governo dos EUA, contra 13 pessoas e 12 entidades ligadas ao Irã, dias depois que a Casa Branca colocou Teerã "sob aviso" por causa de um teste de míssil balístico.

"As novas sanções ... não são compatíveis com os compromissos dos Estados Unidos e a resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU que endossou o acordo nuclear entre o Irã e seis potências", informou a TV estatal iraniana citando uma declaração do Ministério das Relações Exteriores nesta sexta.

O Irã anunciou na quarta-feira passada que testou novo míssil balístico, mas que não violou um acordo nuclear alcançado com seis grandes potências em 2015, incluindo os Estados Unidos, ou uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que endossou o acordo.

Teerã afirmou que vai reagir reciprocamente a qualquer medida dos EUA visando os interesses da nação iraniana.

"Em retaliação às sanções dos EUA, o Irã imporá restrições legais a algumas pessoas e entidades norte-americanas envolvidas em ajudar e fundar grupos terroristas regionais", disse o comunicado do Ministério das Relações Exteriores, acrescentando que os nomes das entidades e indivíduos seriam anunciados mais tarde.

Trump rompe acordo nuclear feito por Obama com o Irã

Em meados de julho de 2015, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos na altura, articulou juntamente com o governo Iraniano um inédito acordo nuclear entre as duas potências. Hassan Rouhani, presidente do Irã, se comprometeu a limitar a atividade nuclear iraniana, assim como subemeter o país a fiscalizações da Organização das Nações Unidas. Os EUA por sua vez comprometeram-se a retirar uma série de sanções feitas contra o país localizado na Ásia Ocidental, antiga Pérsia.

Com a chegada de Trump e as novas medidas, as relações diplomáticas entre os dois países voltam a estremecer. No tabuleiro gepolítico mundial, o Irã é um importante produtor de gás e pretóleo, aliado histórico de países como Rússia.

(Com informações de Reuters)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias