plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DEPENDÊNCIA

Mulheres se viciam mais rápido em nicotina, diz estudo

Segundo os cientistas. o organismo feminino pode funcionar como um ciclo de retroalimentação para o vício em cigarros.

Imagem ilustrativa da notícia Mulheres se viciam mais rápido em nicotina, diz estudo camera Segundo os cientistas. o organismo feminino pode funcionar como um ciclo de retroalimentação para o vício em cigarros. | Foto: Shutterstock

A nicotina é uma das substâncias que mais se encontram presentes no cigarro, sendo a principal responsável pela dependência no ato de fumar. É considerada mais viciante do que drogas como a cocaína e a heroína. Além disso, o ato de fumar também está associado a ocorrência de diversos tipos de câncer e outras doenças.

Um estudo promovido pelo encontro anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular mostrou nesta quarta-feira (27) que mulheres estão mais propensas a se tornarem dependentes da nicotina em relação aos homens.

Segundo os cientistas. o organismo feminino pode funcionar como um ciclo de retroalimentação para o vício em cigarros.

Ainda de acordo com o estudo, o estrogênio (principal hormônio sexual feminino) atua colateralmente potencializando os efeitos viciantes da nicotina.

Conteúdos relacionados

“Essa interação entre hormônios pode explicar por que as mulheres têm menos sucesso em parar de fumar e se tornam dependentes com menos cigarros consumidos”, explica a bioquímica Sally Pauss, da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, principal autora do estudo.

O impacto da nicotina no cérebro feminino

Os pesquisadores descobriram que o estrogênio ativa proteínas do sistema nervoso chamadas olfatomedinas, que ficam mais adormecidas em homens. Elas estão presentes nas partes do cérebro relacionadas a recompensas e vícios, o núcleo accumbens.

A nicotina inativa as olfatomedinas, “simplificando” o caminho dos impulsos elétricos na região, o que potencializa a sensação de recompensa do hábito de fumar. Quanto mais se fuma, mais as proteínas se tornam dependentes da substância.

“Nosso objetivo é entender como o estrogênio impulsiona o consumo de nicotina através das olfatomedinas, o que poderia ajudar a conceber medicamentos capazes de bloquear esse efeito, restaurando as vias alteradas pela substância viciante. Temos esperança que essas drogas tornarão mais fácil para as mulheres abandonar o hábito de fumar”, indica Pauss.

Como foi feita a pesquisa?

Para o estudo, foram cultivadas células uterinas humanas em ratas sem ovário, levando à produção de estrogênio humano nos animais. A ação permitiu entender como o hormônio alteraria o cérebro dos camundongos e como isso posteriormente levaria a mudanças com o uso da nicotina.

Quer mais notícias sobre Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

Os resultados mostraram um aumento das olfatomedinas no núcleo accumbens dos ratos a partir do uso de estrogênio humano. A área parece ter se envolvido em um ciclo vicioso para impulsionar a dependência da nicotina, ainda que isso seja mais difícil de avaliar em ratos que em humanos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias