CULINÁRIA

Quer arrasar no churrasco? Veja como!

POSTADO EM: Domingo, 02/12/2018, 07:58:01
ATUALIZADO EM: 02/12/2018, 07:59:09

zoom_out_map
Wagner Santana

Presença certa na lista de paixões nacionais, o bom e velho churrasco tem lugar cativo na reunião entre amigos, no almoço em família ou qualquer agrupamento de pessoas dispostas a comer bem e confraternizar. Para atingir o assado ideal e se tornar um bom churrasqueiro, no entanto, é preciso conhecer bem o processo, que inclui a escolha da carne, temperos, churrasqueira, carvão, grelha, temperatura e tempo de preparo.

Quem costuma reunir os amigos para um churrasco “com tudo o que se tem direito”, sabe que o investimento, muitas vezes, também não sai barato, mas compensa no resultado final. “Eu tenho tudo, desde o tempero que eu faço, facas, avental, churrasqueira apropriada, acompanhamento para cada tipo de carne, molhos...”, conta o pecuarista Daniel Oliveira, que não dispensa um bom churrasco a qualquer dia da semana.

Daniel gosta de reunir os amigos em volta da mesa saboreando um bom churrasco (Foto: Marco Santos )

“Eu faço isso há 26 anos, mas como hobby. Sempre gostei de churrasco. Fazia na casa dos meus pais. Depois que casei, passei a fazer na minha casa. É um costume da nossa família que é respeitado há muitos anos. Todo final de semana, às vezes durante a semana, a tarde ou a noite. Sempre que dá vontade eu asso uma carne”, diz.

Existem atualmente vários eventos particulares realizados em Belém e que são voltados para churrasqueiros e apreciadores de carne. Nessas reuniões, são disponibilizadas tendas, onde um churrasqueiro fica responsável por um ou dois cortes. “Nos reunimos uma vez no mês e isso serve para trocarmos experiência. Cada um mostra o que aprendeu, além, é claro, de assar”, explica.

Outro entusiasta é o chef de cozinha Eduardo Amaral, que há 32 anos viaja o Brasil e o mundo adquirindo conhecimento e trocando experiência sobre o mercado que, segundo ele, está em franca expansão. “É perceptível que o mercado do churrasco cresceu, com a abertura de muitas lojas, boutiques especializadas em carnes, com cortes nacionais, importados, vários tipos de carne, acessórios. Nelas você encontra praticamente tudo”. 

Segundo ele, para organizar um churrasco com cinco pessoas se gasta em torno de R$ 150,00, incluindo os custos com carne, fogo e tempero. Em média, o gasto fica na casa dos R$ 30,00 por pessoa. Eduardo Amaral deu várias dicas de como preparar um belo de um churrasco.

(Foto: Wagner Santana)

(Foto: Wagner Santana)

(Foto: Wagner Santana)

(Foto: Marco Santos)

COMO PREPARAR UM BELO DE UM CHURRASCO

1 - Escolha bem o carvão. Pedaços secos e grandes são melhores
2 - Prepare o fogo com auxílio de um pedaço de papel e óleo
3 - Deixe a grelha atingir a temperatura ideal (média de 400º graus), em altura entre 10 a 15 centímetros da brasa
4 - Leve a carne ao fogo e deixe assar por cerca de 15 minutos, alternando as viradas 
5 - Para uma carne mal passada, deixar a carne na parte da grelha que fica mais próxima do churrasqueiro 
6 - Quem deseja comer carne ao ponto, a dica é centralizar a carne no meio da grelha
7 - Por fim, para um resultado bem passado, leve a carne até a parte de trás da grelha
8 - Depois de assada, você pode finalizar com um sal de parrila, que é mais fino, além de um azeite 3% para ajudar a reidratar a carne

Tipos de carne

Existem três tipos de carne: maturada, marmorizada e comum. A maturação consiste no processo de amaciar a carne em estágio mais avançado, deixando-a bem macia, com gosto peculiar. A carne marmorizada não é maturada. É uma carne que fica macia, mas não tanto, devido a gordura interna. O mais comum é a carne de abate fresco, que não sofre esse processo.

Muita atenção na hora de escolher a carne. Chã e costela sem osso são carnes boas para churrasco. A própria alcatra já tem um preço razoável e é boa. 

Dicas

Durante a escolha da carne, você precisa atentar para a coloração. Não pode ter uma cor apática e nem ter cheiro forte de sangue. É importante ter uma textura boa. Veja se a coloração está avermelhada, viva. Na hora de retirar a carne, é importante deixar o sangue dentro da embalagem e não leva-lo ao fogo.

Steaks

As steaks houses, são casas que vendem carnes próprias para steak. Têm um assado diferenciado. As carnes mais conhecidas no mercado das steaks house, são ancho e chorizo, duas carnes que vêm da mesma peça, o contrafilé, só que de texturas diferentes. O bife ancho vem a partir da 10ª costela do contrafilé. O bife ancho é mais robusto, e o chorizo, mais fino.

Braseiro

É a altura do fogo que você vai usar. Em média, deixe entre 10 e 15 centímetros para as grelhas comuns. Para a grelha argentina, no máximo 10 centímetros. Para atingir o tempo da carne e o ponto dela, precisa ter um braseiro um pouco mais forte, assim consegue atingir melhores texturas. Em média, as grelhas novas demoram em torno de 10 minutos para atingir o ponto ideal para assar. No entanto, para cada carne o ideal é ter uma temperatura específica.

Fogo

Papel higiênico com óleo. Você pode fazer uma trouxa de papel, de preferência higiênico, colocar uma quantidade de óleo e colocar o papel sob o carvão. O óleo ajuda a atingir a temperatura ideal. Outra dica é usar o ‘pão vencido’ com óleo.

Carvão

A quantidade varia de acordo com a churrasqueira, grelha e carne. A altura do fogo que é importante, mas você pode escolher pedaços maiores, secos, para que o fogo não apague rapidamente.

Churrasqueira

A churrasqueira depende muito do modelo, do bolso, da proposta de quem quer ter uma, do espaço. Existem churrasqueiras bem completas para espaços grandes, menores para quem tem uma sacada gourmet, por exemplo. Não há uma regra específica.

Além da carne...

Linguiça de calabresa suína, de ave e mista - que é suína e ave. É preciso escaldar, ter um bom espeto e uma boa grelha. 

Já o churrasco de frango é um pouco mais demorado, pois o tempero é mais forte, a base de ave, molho shoyu, limão. Você pode bater tudo isso no liquidificador, lavar o frango com limão e vinagre e deixar de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte leve à brasa.

Tempo

Em média, o churrasco leva entre 10 e 15 minutos para assar. O frango foge um pouco dessa regra, podendo alcançar até 30 minutos. Se ele estiver desossado, o tempo é menor. O ideal é comprar o frango mais fresquinho, abatido na hora. 

O porco é mais rápido, se mantém nessa média de 15 minutos. Hoje em dia os mercados já têm embalagens bem protegidas, então a compra das carnes vai de acordo com o cliente. 

Acompanhamento

Vai desde a farofa, passando pelo vinagrete tradicional a até alguns molhos específicos, compostos de ervas e cheiros. Uma boa combinação é juntar erva com azeite.

(Luiz Guilherme Ramos/Diário do Pará)



COMENTÁRIOS mode_comment