plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

Projeto de gastronomia capacita moradores da periferia de Belém

A gastronomia é cultura, saúde e também fonte de renda. Numa região reconhecida internacionalmente por sua riqueza culinária, fomentar o setor de forma a torná-lo ferramenta de transformação social é a busca do projeto Gastronomia para o Amanhã, que vai q

A gastronomia é cultura, saúde e também fonte de renda. Numa região reconhecida internacionalmente por sua riqueza culinária, fomentar o setor de forma a torná-lo ferramenta de transformação social é a busca do projeto Gastronomia para o Amanhã, que vai qualificar moradores de bairros periféricos de Belém com oficinas práticas de mercado e cozinha, ministradas por grandes chefs paraenses. A programação começa na segunda-feira (20) e segue até sexta (24), no Parque Shopping, localizado na rodovia Augusto Montenegro.

Os chefs Fábio Sicília e Ângela Sicília irão capacitar 30 moradores da Terra Firme, Guamá, Icoaraci e Cremação recrutados pelas associações de bairros. São pessoas entre 16 e 70 anos que irãoparticipar dos cursos de qualificação.

“A ação tem como tripé a valorização cultural, inclusão e transformação social através da gastronomia, e busca transformar vidas de jovens e adultos que residem em locais de alto índice de pobreza e desemprego, violência e evasão escolar, colaborando para oferta de ocupação e renda para os envolvidos no projeto”, destaca Fábio Sicília.

Gastronomia social

O projeto busca disseminar o movimento da Gastronomia Social através da realização de programas de capacitação com o apoio de uma rede formada pelo poder público através das leis de incentivo à cultura, do mercado gastronômico e de investidores sociais.

“Acreditamos que a educação é um dos ingredientes fundamentais para o desenvolvimento social do nosso estado e por isso vamos investir na capacitação de talentos que precisam de oportunidade para crescer”, diz Ângela Sicília.

Serão cinco dias de capacitação. O processo inicia com a apresentação de uma feira local e a escolha de um produto que deverá ser alvo do trabalho dos alunos que, em seguida, terão instruções sobre análise mercado, técnicas essenciais de cozinha, cultura e marketing, oferta e demanda, e levantamento de custos e preços.

O resultado de todo esse processo será compartilhado com o público. Os alunos irão vender os pratos que desenvolveram na I Feira da Gastronomia para o Amanhã, que será realizada no dia 24 de novembro, no Parque Shopping.

Serviço

Projeto Gastronomia para o Amanhã, de 20 a 24 de novembro, de 15 às 18h, no Parque Shopping, localizado na rodovia Augusto Montenegro.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias