plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

Conheça os melhores pratos populares de Belém

Ser popular também é sinônimo de ter qualidade. Comida caseira, pratos fartos e variedade no cardápio para agradar a todos os tipos de paladar e bolso. Assim são os finalistas de O Melhor da Gastronomia, na categoria Popular. O Tapere Bar é especialista e

Ser popular também é sinônimo de ter qualidade. Comida caseira, pratos fartos e variedade no cardápio para agradar a todos os tipos de paladar e bolso. Assim são os finalistas de O Melhor da Gastronomia, na categoria Popular. O Tapere Bar é especialista em caranguejo e frutos do mar. Já o Carne de Sol do Picuí preserva a rica culinária nordestina. Enquanto isso, a Barraca da dona Lúcia é famosa pelos célebres sabores paraenses. São eles os finalistas que disputam o troféu Estrela Azul, de O Melhor da Gastronomia.

TAPEREBAR

O restaurante tem clima e formato de casa de família. Lá, a cozinha é aberta e a clientela tem a oportunidade de ver e participar da montagem dos pratos. O nome lembra os dois grandes pés de taperebá que havia no espaço. Desde sua inauguração, em 2009, o local preserva como especialidade o caranguejo, disposto das mais variadas combinações. Além do toc toc, no cardápio estão pratos autorais - como o risoto de caranguejo -, criados pelos próprios sócios: Luanda Ferreira, Marcelo Melo Maia e Rodrigo Palheta. Um dos mais pedidos é o peixe ao molho de camarão, preparado com filhote, temperos da casa e molho especial.

Endereço: Av. Magalhães Barata, 601, entre 9 de Janeiro e Castelo, bairro de São Brás

Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 18h à meia-noite. Aos sábados, das 11h30 à meia-noite, e aos domingos, das 11h30 às 15h.

Tel.: 3259-4178

CARNE DE SOL DE PICUÍ

A trajetória dessa linha de restaurantes começou no Nordeste em 1980. O casal Paulo Henrique e Marilene saiu da cidade de Picuí, interior da Paraíba, para tentar a vida em João Pessoa. Lá, abriram um restaurante que levasse ao público a carne de sol artesanal que faziam em sua cidade. Depois, a receita se espalhou e conquistou o Brasil. Aos poucos, filhos e genros inauguraram unidades no Recife e em Salvador. Em 1993, o primo Fabrizio Medeiros abriu a 1ª casa fora do Nordeste, em Belém. “A carne de sol do Picuí caiu no gosto do paraense. Trazemos a carne de sol tradicional, que só os nordestinos sabem fazer”, diz Fabrizio. O cliente pode degustar paçoca de carne, pirão de queijo e baião de dois, dentre outros pratos típicos. Mas ainda é a carne de sol, o prato mais pedido.

Endereço: Tv. Mauriti, 2170, bairro do Marco

Funcionamento: Diariamente, das 11h às 15h e das 18h às 23h

Tel.: 3246-4170

BARRACA DA DONA LÚCIA

Lucilene Torres, mais conhecida como Lúcia Torres ou simplesmente dona Lúcia, começou a vender comida em 1998, quando tinha uma barraca de churrasquinho no mercado do Ver-o-Peso. Quando o complexo foi reformado, o modelo de churrasquinho não foi mais autorizado e, por isso, ela precisou reinventar o negócio. Foi quando inaugurou a barraca da dona Lúcia, no box 37. Lá, o cliente encontra a preço baixo pratos como peixe ao molho de camarão, filé de peixe, chapa mista, dourada frita e moqueca. Tudo é feito na hora e o destaque é o Sabor Paraense (foto): pirarucu preparado com jambu e acompanhado de pirão ao leite de castanha-do-pará e salada regional.

Endereço: Av. Castilhos França, Box 37 (Ver-o-Peso), bairro da Cidade Velha

Funcionamento: De terça a quinta-feira, das 11h às 15h; sexta e sábado, das 11h às 18h.

Tel.: 98359-8852

O MELHOR DA GASTRONOMIA

O Passaporte Belém - O Melhor da Gastronomia foi elaborado a partir da indicação de 16 personalidades da capital paraense, que montaram um ranking gastronômico, no qual cada jurado indicou seus favoritos em 23 categorias, como hamburgueria, italiano, peixaria, japonês, açaí, entre outras.

O DIÁRIO vai lançar, ainda, em grande evento, o guia de bolso “Passaporte Belém, O Melhor da Gastronomia”, que trará informações dos mais de 100 estabelecimentos indicados pelo corpo de jurados.

O grande destaque será para o campeão de cada categoria, que será premiado com a Estrela Azul, troféu do projeto e símbolo da qualidade da comida e do serviço dos estabelecimentos de Belém.

(Alice Martins/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias