SAÚDE

Você sente muito cansaço no trabalho? A ciência tem uma explicação para isso

POSTADO EM: Segunda-Feira, 04/02/2019, 16:41:25
ATUALIZADO EM: 04/02/2019, 17:44:25

zoom_out_map
Reprodução

Você é o tipo de pessoa que costuma reclamar de cansaço no trabalho? Conhece alguém que mal inicia as tarefas diárias e já começa a se queixar constantemente que está exausto? Esses comportamentos exigem atenção e cuidados. A medicina explica que a fadiga deve ser considerada um sintoma de depressão e ansiedade. 

Após diversas análises, a ciência consegue explicar melhor o que realmente acontece no corpo para fazer com que a cama ou o sofá sejam os objetos mais aguardados depois de um longo dia de trabalho. 

O estudo realizado por investigadores da instituição de ensino superior King's College London, no Reino Unido, revela que o cansaço excessivo começa logo após uma situação de estresse. A reação fisiológica que ocorre na presença de algo que causa terror ou ameaça acaba propiciando a libertação de hormônios como adrenalina e o cortisol. Com isso, acabam ocorrendo mudanças fisiológicas significativas no organismo, como o aumento da frequência cardíaca. 

Você se considera uma pessoa estressada? O 'Te Cuida' te ajuda!

Em contra partida, dá-se um decréscimo na presença de hormônios como a serotonina ou a dopamina, relacionadas com o humor, prazer, concentração e memória.
Ou seja, consequentemente, o cansaço surge como um mecanismo que tem a finalidade de compensar. Os hormônios do estresse fazem com que o organismo bloqueie a ingestão de glucose, o que protege o cérebro de um grau alto de excitação, mas torna mais difícil a permanência da sensação de felicidade ou de energia para cumprir as tarefas.

Três passos para reduzir o cansaço no trabalho

Se os funcionários de uma empresa aparentam cansaço, é sinal de que há necessidade de utilizar atividades que permitam uma pausa ou promovam momentos de diversão. 

Outro ponto que deve ser trabalhado está relacionado ao modo como o empregado se relaciona com os demais colegas. É importante promover o acolhimento entre as equipes, para que os funcionários tenham a liberdade para conversar sobre os problemas e, dessa forma, combater estigmas relacionados à saúde mental. 

É importante considerar que o cansaço influencia negativamente os níveis de produtividade e a tomada de decisões. Quando os empregados são pressionados sobre determinadas falhas há uma grande tendência do problema se agravar. O ideal é estar em um ambiente que não deixe de responsabilizar as pessoas pelos seus erros, mas que saiba fazê-lo de maneira construtiva.

Finalmente, é importante ter em mente que cada pessoa responde de determinado jeito aos estímulos do ambiente de trabalho. O que é estressante para um não é necessariamente um problema para outro e vice-versa. Portanto, é importante conhecer cada membro da equipa e saber o que os mantêm felizes e com disposição para trabalhar. 

(Com informações do Notícias ao Minuto)



COMENTÁRIOS mode_comment