plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Receita de Natal: chef ensina receita fácil de tender ao molho de iogurte e mostarda

As celebrações de final de ano são sempre acompanhadas de amigos, familiares e, claro, de comida. Um dos pratos mais tradicionais das festas natalinas é o tender. Para quem quer inovar no cardápio sem deixar a tradição de lado, Lisiane Miura, chef de cozi

As celebrações de final de ano são sempre acompanhadas de amigos, familiares e, claro, de comida. Um dos pratos mais tradicionais das festas natalinas é o tender. Para quem quer inovar no cardápio sem deixar a tradição de lado, Lisiane Miura, chef de cozinha e nutricionista do Comitê Umami, separou uma receita para deixar o jantar ainda mais especial: Tender ao Molho de Iogurte e Mostarda.

De simples preparo, a receita é extremamente saborosa e garante um visual muito apetitoso. “O tender já vem pré-cozido e, por isso, basta terminar de assá-lo no forno até dar aquela famosa douradinha. Já o molho de iogurte e mostarda, além de refrescante, garante um sabor a mais ao prato”, explica Lisiane.

Segundo a especialista, o truque é preparar a ceia com alimentos que conferem o gosto umami, como o tender, o tomate e o cogumelo. “A combinação desses três ingredientes deixa a receita ainda mais umami”, explica Lisiane, referindo-se ao quinto gosto do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Confira o modo de preparo:

Tender ao Molho de Iogurte e Mostarda

Ingredientes
1 tender bolinha (1 kg)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
15 cravos-da-índia
1 xícara (chá) de suco de laranja (200 ml)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
100 gramas de cogumelos frescos (portobello ou de paris)
1 pitada de sal
Meia xícara (chá) de tomate-seco cortado em tiras (80 g)

Molho
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de mostarda
1 copo de iogurte natural (170 g)
Meia colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino

Modo de Preparo

1- Em uma assadeira pequena, disponha o tender, besunte toda a sua superfície com a manteiga, espete os cravos e regue com o suco de laranja. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno quente (220 graus), por aproximadamente 20 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe dourar por 10 minutos.

2- Enquanto isso, coloque o azeite em uma frigideira e leve ao fogo médio para aquecer. Junte os cogumelos e refogue por 5 minutos ou até ficarem macios. Tempere com o sal, acrescente o tomate-seco e espere aquecer. Retire do fogo e reserve.

3- Prepare o molho: em uma tigela, coloque o alho, o suco de limão, a mostarda, o iogurte, o sal e a pimenta-do-reino, misture bem e leve à geladeira até o momento de servir.

4- Retire o tender do forno, fatie, decore com o refogado de cogumelos e tomate e sirva com o molho à parte.

(Com ifnromações do Comitê Umami)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias