plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Conheça os sintomas das hemorroidas e como evitar

Você sabe o que são hemorroidas? Os principais sintomas e as causas? Se não, o DOL te ajuda a entender!  Hemorroidas são vasos sanguíneos inchados no ânus e na parte inferior do reto, parecidas com varizes. As causas variam, desde o esforço excessivo par

Você sabe o que são hemorroidas? Os principais sintomas e as causas? Se não, o DOL te ajuda a entender!

Hemorroidas são vasos sanguíneos inchados no ânus e na parte inferior do reto, parecidas com varizes. As causas variam, desde o esforço excessivo para evacuar até o aumento de pressão nas veias durante a gravidez. Elas podem ser internas ou externas e provocam mal-estar, coceira e até sangramentos.

Cerca de 3 entre 4 adultos têm ou tiveram hemorroidas alguma vez na vida, mas nem sempre desenvolvem os sintomas.

Em algumas pessoas, há formação de coágulos e, pode ser necessário realizar uma punção para drenar o sangue. Nada muito preocupante, porém, extremamente doloroso.

Há vários tipos de intervenções, porém algumas modificações no estilo de vida e tratamentos caseiros podem surtir efeito.

O principais sintomas são:

  • Sangramento ao evacuar;
  • Coceira e irritação na região anal;
  • Inflamação ao redor do ânus;
  • Formação de edemas ao redor do ânus ou dentro do canal retal.

É importante salientar que esses sintomas variam de acordo com o tipo de hemorroidas.

Hemorroidas internas

No interior do canal retal, normalmente, não é possível ver nem sentir, e em raras ocasiões geram dores. Entretanto, o esforço e irritação que produzem ao evacuar podem danificar a superfície do intestino e causar sangramento. Em alguns casos o esforço para evacuar pode resultar na expulsão da hemorroida através do ânus. Isso se chama hemorroida sobressalente e causa muita dor.

Hemorroidas externas

Essas estão sob a pele que circunda o ânus. Também podem coçar, irritar e sangrar.

Trombose hemorroidária

Às vezes, há o acumulo de sangue em uma hemorroida externa, causando um coágulo. Isso provoca dores intensas, inflamação e feridas.

Como Evitar

Comer alimentos ricos em fibra: vegetais, frutas e cereais integrais. Esses alimentos são importantes para processar as fezes e isso ajudará a evitar fazer força na hora de evacuar. Agregue fibras à dieta lentamente para evitar problemas de gases.

Beber bastante líquido: água é importante para todos os processos do organismo por fazer parte da digestão, além de hidratar, ajuda a liquidificar as fezes.

Suplementos que contém fibra: a quantidade recomendada é de 25 a 28 gramas de fibras por dia. Estudos apontam que suplementos com adição de fibras melhoram os sintomas gerais da hemorroida e o sangramento.

É fundamental tomar a quantidade mínima de água exigida para um ser humano, caso contrário, os efeitos podem piorar com a adição de fibras.

ATENÇÃO!

É importante ir ao médico e fazer exames de rotinas regularmente. Caso você tenha os sintomas acima, deve procurar um proctologista para os exames e também fazer check-ups do sitema digestivo com um gastroenteologista. Porque portadores de doenças hemorroidárias têm grandes chances de desenvolver cancêr no colón.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias