plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Quer saber como ter uma boa comunicação e melhorar o carisma? O DOL vai te mostrar!

Boa parte das pessoas vê o carisma como uma espécie de dom: ou você nasce com ele, ou nunca irá desenvolvê-lo. Porém, ao contrário do que muitos pensam, essa habilidade pode, sim, ser desenvolvida através de treinamentos, como afirma o especialista em Ora

Boa parte das pessoas vê o carisma como uma espécie de dom: ou você nasce com ele, ou nunca irá desenvolvê-lo. Porém, ao contrário do que muitos pensam, essa habilidade pode, sim, ser desenvolvida através de treinamentos, como afirma o especialista em Oratória e Comunicação, Guilherme Miziara.

"As expressões corporais e a ideia de servir ao outro estão na raiz da palavra carisma. Existe uma grande falha em creditar o alcance do sucesso ao carisma, como se fosse algo natural, mas a verdade é que ele pode ser construído".

Claro que algumas pessoas têm mais facilidade para desenvolver o carisma, e isso pode ter influência de alguns fatores como a própria criação ou a profissão que segue. Ainda assim, acredite, não é impossível melhorar nesse aspecto.

Para exemplificar, o especialista falou sobre o treinamento realizado com um atleta brasileiro que não apresentava uma aparência carismática: Rodrigo Monotauro. "Fiz o treinamento do Minotauro, lutador de MMA, que não tem uma das expressões mais carismáticas, mas com o treino conseguimos torná-la mais leve. Um treinamento não vai fazer da pessoa a “mais carismática do mundo”, mas vai conseguir minimizar quaisquer impactos negativos. É diferente de uma pessoa como o ex-tenista Gustavo Kuerten, que sorri muito e tem uma expressão facial leve."

BOA COMUNICAÇÃO

Ter uma boa comunicação é essencial para manter boas relações, sejam pessoais ou profissionais. Essa habilidade, assim como o carisma, também pode ser desenvolvida, se for trabalhada de forma correta.

Segundo a terapeuta corporal e coach de televisão Maria Pia Sconamilio, 60% do impacto da comunicação estão na imagem de quem fala; 30%, no tom da voz, no ritmo e na maneira como fala; e apenas 10%, no conteúdo: "Se a pessoa aprova a sua imagem e a sua voz, ela vai entender o conteúdo que você quer passar.

Quando você quer comunicar com alguém, não adianta falar as coisas mais importantes do mundo e a pessoa não reter. Um bom comunicador é aquele que consegue mandar a mensagem e fazer o seu ouvinte refletir sobre o assunto."

PRÁTICA

Algumas dicas são fundamentais para você dar o primeiro passo rumo ao desenvolvimento dessas habilidades. Confira:

- Sorrir

O sorriso é um ponto-chave para ter carisma e ser um bom comunicador. O primeiro contato com alguém é um momento crucial e nele você deve mostrar ao outro que está bem-humorado. Poré, todo cuidado é pouco, já que em determinados momentos, como em uma notícia triste, não é nada agradável e elegante estar sorrindo.

- Falar a língua do outro

Falar com alguém, sem que a pessoa entenda algo não é uma boa opção. Então, tente sempre usar palavras que sejam de conhecimento de quem está lhe ouvindo. Evite usar termos em outras línguas e procure sempre explicar o significado de siglas utilizadas durante a conversa. Mas a dica é: nunca use a expressão "para quem não sabe, isso significa...". Acredite, isso é um erro!

- Ter cuidado com as expressões corporais

Não adianta falar uma coisa, se a sua expressão corporal fala outra. Sempre tente alinhar o assunto que você está falando com as suas expressões corporais. Se o tema é sobre algo preocupante, faça cara de preocupado; se for algo feliz, expresse corporalmente a sua felicidade.

- Buscar o contato visual

O chamado 'olho no olho' nem sempre é algo fácil para algumas pessoas. Caso você tenha essa dificuldade, comece a trabalhar mais nesse ponto. Olhe para o máximo de pessoas quando estiver falando. Nada de cabeça baixa ou olhar para o teto, hein? Ao olhar para os outros, você envolve o público e passa mais empatia. Além disso, sua expressão facial fica mais leve.

- Fazer exercícios de respiração

Ao falar em público, é normal ficar nervoso. Mas o nível de nervosismo deve ser controlado, já que o mesmo pode afetar sua capacidade de raciocionar. Para isso, minutos antes de falar em público, faça exercícios de respiração que deixarão você mais tranquilo.

- Exercitar os músculos do rosto

Para falar bem e com clareza, faça alguns exercícios que ativem a musculatura facial, como abrir e fechar a boca de maneira leve, mexendo a mandíbula para os lados, e soprar o ar de modo que os lábios vibrem.

E aí, internauta, gostou das nossas dicas? Agora, é hora de colocar em prática!

(Com informações do Extra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias