SAÚDE

Você sabe quantas horas deve dormir por dia? O DOL vai te mostrar!

POSTADO EM: Domingo, 30/09/2018, 10:43:53
ATUALIZADO EM: 30/09/2018, 11:46:06

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Reprodução

A maioria das pessoas sabe o quanto uma boa noite de sono é essencial para a saúde física e mental, porém, poucos conseguem dormir o tempo necessário para que o organismo tenha o melhor desempenho possível. 

Alguns fatores tendem a estimular a falta de sono como o café, chá preto e verde, bebidas energéticas, luzes, despertadores e aparelhos eletrônicos. Essas ações prejudicam e interferem diretamente no que chamamos de relógio biológico. 

Para ajudá-lo a ter uma melhor qualidade do sono e melhorar o seu estilo de vida e saúde, o DOL destacou uma série de recomendações divulgadas por especialistas sobre quantas horas de descanso são necessárias de acordo com cada faixa etária.

DIRETRIZES

- Recém-nascidos (0-3 meses): o ideal é dormir entre 14 a 17 horas por dia, embora também seja aceitável um período entre 11 a 13 horas. Não é aconselhável dormir mais de 18 horas.

- Bebês (4-11 meses): Recomenda-se que o sono dure entre 12 e 15 horas. Também é aceitável um período entre 11 e 13 horas, mas não mais do que 16 ou 18 horas.

- Crianças pequenas (1-2): não é aconselhável dormir menos de 9 horas ou mais de 15 ou 16 hora. É recomendável que o descanso dure entre 11 e 14 horas.

- Crianças em idade pré-escolar (3-5): 10-13 horas é o mais apropriado. Especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas.

- Crianças em idade escolar (6-13): o aconselhável é dormir entre 9 e 11 horas.

- Adolescentes (14-17): Devem dormir em torno de 10 horas por dia.

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas.

- Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam.

- Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

O QUE FAZER PARA DORMIR MELHOR?

Alguns fatores são essenciais para garantir um sono saudável e entre as principais dicas está manter um horário para dormir, mesmo nos fins de semana. Criar uma rotina para dormir relaxado também pode garantir uma noite de sono com muito mais qualidade. Além disso, outras dicas são fundamentais como: exercitar-se diariamente, garantir condições ideais de temperatura, ruído e luz no quarto, dormir num colchão e com almofadas confortáveis, evitar a ingestão de álcool e cafeína, assim como desligar todos os aparelhos algumas horas antes de dormir.

Agora que você já sabe o que fazer, relaxe e tenha bons sonhos! 

(Com informações do Notícias ao Minuto)



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