plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Maioria dos casos de câncer de mama em jovens não é por herança genética

Uma pesquisa realizada pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) revelou que cerca de 80% dos casos de câncer de mama em mulheres entre 20 e 35 anos não são causados por herança genética. Ou seja, essas mutações podem ter outras origens, den

Uma pesquisa realizada pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) revelou que cerca de 80% dos casos de câncer de mama em mulheres entre 20 e 35 anos não são causados por herança genética. Ou seja, essas mutações podem ter outras origens, dentro do próprio organismo.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, atingindo principalmente as que estão acima dos 50 anos. Mesmo assim, cerca de 4,5% dos registros são entre as mais jovens, cujo diagnóstico é mais difícil. Nesses casos, geralmente o tratamento começa quando a doença já está em estágio avançado.

O estudo, divulgado na revista Oncotarget, destacou as duas principais origens do câncer: hereditário, que é quando é passado através dos genes dos pais para a filha, e somático, que se desenvolvem ao longo do tempo. Nessas situações, o câncer acontece porque as células da mama se renovam a cada ciclo ovulatório, aumentando as chances de uma mutação aleatória.

"Mais de 40% dos casos estudados apresentaram mutação somática em gene que codifica proteína de reparo de DNA, ou seja, o surgimento do câncer veio de um problema em algum sistema de reparo de DNA, que se originou na própria célula da mama e não foi herdado", disse Maria Aparecida Folgueira, uma das autoras da pesquisa, à Agência Fapesp.

Além de notar que a herança genética não é a principal causa entre os casos de câncer de mama em mulheres jovens, a pesquisa também chegou a conclusão de que metade dos tumores têm origem em genes responsáveis pela reprodução das células.

"É uma indicação importante que a maioria dos casos não seja por questões hereditárias. Ainda assim fica a pergunta se são de fato apenas mutações somáticas ao acaso. Desde que nascemos estamos expostos a tudo, não é? O câncer de mama é o mais frequente em mulheres e um dos motivos pode ser porque as células proliferam bastante e há mais chance de errar", diz a pesquisadora.

(Fonte: Uol)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias