SAÚDE

Saiba quais são os alimentos que ajudam a controlar o colesterol

POSTADO EM: Quarta-Feira, 08/08/2018, 11:43:49
ATUALIZADO EM: 08/08/2018, 11:43:49

zoom_out_map
Reprodução

O perigo de ter o colesterol alto é grande. A dieta, no entanto, é uma arma importante para controlar essas taxas, segundo a nutricionista Anna Carolina, do InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas de São Paulo. As informações são do UOL.

Alguns alimentos contêm nutrientes que contribuem para manter os níveis de colesterol equilibrados e estimular a produção da fração boa, o HDL, que contribui para a faxina nas artérias. Veja:

Aveia: O cereal contém um tipo poderoso de fibra solúvel. Quando as bactérias do intestino fermentam fibras como essas, produzem ácidos graxos de cadeia curta, substâncias que diminuem a produção do colesterol no fígado.

Maçã: As fibras presentes na casca ajudam a diminuir os níveis de LDL, enquanto seus antioxidantes ajudam a reduzir a oxidação do colesterol, processo que culmina no depósito da gordura na parede das artérias.

Abacate: A fruta contém fitoesteróis, substâncias que competem no intestino com o colesterol, impedindo que ele seja absorvido. O abacate também contribui para a redução do LDL circulante.

Soja e companhia: O grão e seus derivados contém substâncias que atuam no aumento do HDL circulante. A soja também aumenta a secreção dos ácidos biliares e a atividade do receptor de LDL no fígado.

(Com informações do UOL)



COMENTÁRIOS mode_comment