plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ELAS

Verdade ou mentira: passar farinha de trigo em queimadura melhora a ferida?

Além da manteiga, pasta de dente e do pó de café, recentemente, mais uma receita caseira começou a circular pelos aplicativos de mensagens com sugestão de usar farinha de trigo para aliviar queimaduras. Segundo o relato, o autor da mensagem teria colocad

Além da manteiga, pasta de dente e do pó de café, recentemente, mais uma receita caseira começou a circular pelos aplicativos de mensagens com sugestão de usar farinha de trigo para aliviar queimaduras.

Segundo o relato, o autor da mensagem teria colocado a mão queimada em um saco de farinha por 10 minutos e, quando a retirou, a parte ferida não doía e nem estava vermelha, além de impedir a formação de bolhas ou cicatrizes.

“Eu uso farinha e eu nunca tenho nenhum traço de queimaduras”, afirma a mensagem.

(Foto: reprodução)

É boato, cuidado!

A dermatologista Tatiana Gabbi, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, garante que a sugestão não procede e que “acreditar que farinha de trigo vai curar uma queimadura e nem deixar marcas está muito longe da realidade”.

A Sociedade Brasileira de Queimaduras também não recomenda o uso da farinha de trigo e explica que “qualquer substância que seja passada sobre a pele queimada vai irritá-la”, além do “alto risco de infecção por bactérias, fungos e vírus presentes nesses produtos”.

O que fazer?

Nada de farinha, pasta de dente ou mesmo pomadas. A dermatologista recomenda colocar a parte ferida diretamente em água corrente em temperatura ambiente para “afastar o calor”.

Tatiana ressalta ainda, que tecidos ou materiais que grudam no ferimento, como o algodão, por exemplo, devem ser evitados.

Outro cuidado que a dermatologista alerta é para a retirada de acessórios, como pulseiras e anéis, “pois o corpo incha naturalmente após uma queimadura e esses objetos podem ficar presos”.

Em caso de queimadura em níveis mais graves, Tatiana recomenda procurar um médico para avaliar o que deve ser feito.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias