plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Veja seis curiosidades que ocorrem no seu corpo após o orgasmo

Que o sexo é uma das experiências mais prazerosas que vivemos, quase todo mundo concorda. Mas os minutos logo depois do ato também são pra lá de interessantes, com o nosso corpo vivendo uma série de transformações. Veja uma lista do que acontece conosco l

Que o sexo é uma das experiências mais prazerosas que vivemos, quase todo mundo concorda. Mas os minutos logo depois do ato também são pra lá de interessantes, com o nosso corpo vivendo uma série de transformações. Veja uma lista do que acontece conosco logo após o "momento de dengo" com a pessoa amada.

MAIS FELIZ

Que o sexo nos deixa feliz, isso você, com certeza, sabe. O que talvez não saiba é que, logo após o orgasmo, o corpo libera os hormônios oxitocina e endorfina, que reduzem o estresse e aumentam a sensação de bem estar, principalmente nos 10 minutos posteriores ao ato.

CALMA E PLENITUDE

Durante o ato, o corpo queima calorias, libera adrenalina, aumenta a frequência cardíaca, enrigesse a musculatura e aumenta a pressão sanguínea. Depois do orgasmo, o corpo começa a voltar ao funcionamento normal, causando uma sensação extrema de relaxamento. Um efeito similar ocorre após um treino físico pesado.

SONO

Se você gosta de tirar um cochilo logo depois do sexo, saiba que não está sozinha. Além dos hormônios já citados, o orgasmo faz nosso corpo produzir prolactina, que impede a ação da dopamina, um neurotransmissor que nos faz ficar acordados. Se o local estiver escuro, ainda há o aumento de melatonina, hormônio que dá ainda mais sonolência.

INTIMIDADE

Sexo pode ser uma experiência ainda mais íntima do que parece. Um estudo publicado na revista científica Communication Monographs apontou que casais que experimentavam o orgasmo tinham uma propensão a trocar confidências logo após o ato. O mesmo não ocorria em casais que faziam sexo, mas não gozavam.

2° TEMPO

Bateu a vontade de fazer novamente logo em seguida? Calma, que isso não depende só de querer. Para os homens, há um período de latência após o orgasmo que dura entre 20 e 30 minutos, em média, para só então conseguir outra ereção. As mulheres, entretanto, não precisam de tanta paciência. O corpo feminino pode se recuperar muito rapidamente, o que proporciona a experiência de orgasmos múltiplos.

No caso dos homens, ainda há a questão da reserva de esperma, que demora cerca de 36 horas para ser recomposta completamente. Assim, muitas relações seguias podem ocasionar o "orgasmo seco", sem ejaculação.

MUDANÇA CORPORAL

O corpo passa por mudanças nos minutos após o sexo. Nas mulheres, o colo do útero fica aberto, para ajudar o sêmen a chegar até o útero, e só irá fechar cerca de meia hora depois. O clitóris, entretanto, volta a sua posição normal cerca de 10 segundos depois do orgasmo. A vagina, que também se expande na relação, também retorna ao seu formato original rapidamente, mas a cor pode demorar até 10 minutos para normalizar.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias