SAÚDE

Anda bocejando muito? Saiba que isso pode indicar problemas graves

POSTADO EM: Terça-Feira, 08/05/2018, 10:59:43
ATUALIZADO EM: 08/05/2018, 11:04:41

zoom_out_map
Reprodução

Quem nunca soltou aquele longo bocejo no fim da tarde, depois de um dia cansativo no trabalho? O ato é um reflexo involuntário bastante comum, que ocorre quando o sono começa a tomar conta do corpo. Entretanto, se ele ocorre constantemente, ao logo de todo o dia, atenção: o bocejo pode indicar algum problema de saúde.

Segundo o Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, o bocejo constante pode ser, principalmente, um sinal de problemas relacionados ao sono. A lógica é clara: se você não dorme direito, o corpo não consegue repor as energias e se sente cansado e sonolento ao longo do dia.

As causas podem ser várias, desde insônia e apneia, quando há pequenas interrupções da respiração durante o sono, a problemas como ansiedade, depressão, problemas cardíacos, respiratórios e até câncer de próstata, que faz homens acordarem a cada duas horas para urinar.

Caso o sono esteja adequado, a grande quantidade de bocejos pode indicar outras questões, como problemas neurológicos que causam sonolência excessiva, como epilepsia e esclerose múltipla, ou mesmo tumores cerebrais. Medicamentos que atuam no sistema nervoso, como antidepressivos, sedativos e antialérgicos também podem causar a sonolência.

Mas se você boceja muito, não há motivos para desespero. Na dúvida, a principal recomendação é procurar apoio médico para fazer um diagnóstico preciso. E buscar uma boa noite de sono, claro.

(Com informações do UOL)



COMENTÁRIOS mode_comment