plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
ELAS

E a posição sexual certa para engravidar é…

Na tentativa de fazer a gestação acontecer, boa parte dos casais recorre à sabedoria popular e aposta nos mais variados macetes durante e após o sexo. Mas o que a ciência diz sobre isso? De acordo com Ana Lucia Beltrame, ginecologista, obstetra e membro d

Na tentativa de fazer a gestação acontecer, boa parte dos casais recorre à sabedoria popular e aposta nos mais variados macetes durante e após o sexo. Mas o que a ciência diz sobre isso? De acordo com Ana Lucia Beltrame, ginecologista, obstetra e membro da American Society for Reproductive Medicine, "não há qualquer evidência concreta de que a posição sexual aumente ou diminua a chance de engravidar".

Dar preferência àquelas em que o quadril da mulher fica elevado ou a penetração é mais profunda só é plausível se ambos acharem mais confortável ou prazeroso – porque, no fim das contas, o que importa é mesmo é tentar o maior número de vezes possível. E é aí que a expert derruba outro mito. "Aguardar alguns dias somente para que o parceiro possa acumular esperma é desnecessário. O espermatozoide não fica mais forte ou mais rápido por causa disso", observa Ana Lucia. Agora, se quiser descansar ou simplesmente não estiver a fim de transar, tranquilo.

O que realmente funciona

Além de deixar o preservativo de lado e investir em uma vida sexual (bem) mais ativa, recomenda-se não perder a ovulação de vista. E como não é possível saber o dia exato, calcule sempre 14 dias antes do final do seu ciclo considerando a média dos últimos cinco meses.

Quando se preocupar

Ana explica que engravidar não é tão fácil como parece. Antes dos 35 anos, a chance é de aproximadamente 25%, diminuindo progressivamente porque a reserva e a qualidade ovariana caem com o avançar da idade. “Nessa fase, só consideramos que há uma dificuldade anormal após um ano de tentativas frustradas”, conta a especialista.

Depois dos 35, esse prazo é reduzido para seis meses. Passado esse período, o casal deve se submeter a alguns exames relacionados à fertilidade e, dependendo do diagnóstico, é definido o tratamento ideal – relações sexuais programadas, procedimentos cirúrgicos e fertilização in vitro são alguns dos recursos disponíveis atualmente.

(Com informações da revista Cosmopolitan)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias