plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

11 hábitos de higiene simples que podem prejudicar sua saúde

Quando se trata da nossa saúde, todo cuidado é pouco, e muitas vezes erramos sem saber querendo acertar. Talvez você nunca tenha imaginado que usar secador de mãos possa ser perigoso, ou que deixar pratos de molho na pia possa causar doenças. O site Br

Quando se trata da nossa saúde, todo cuidado é pouco, e muitas vezes erramos sem saber querendo acertar.
Talvez você nunca tenha imaginado que usar secador de mãos possa ser perigoso, ou que deixar pratos de molho na pia possa causar doenças. O site Bright Side elencou alguns hábitos inocentes de higiene que enganam muita gente.

1 – Usar secador de mãos

O fato de não tocar o secador com as mãos não significa que estamos livres das bactérias. Na verdade, os aparelhos elétricos não são suficientemente higiênicos, pois eles acumulam bactérias que se espalham com o fluxo de ar, chegando ao corpo, à roupa e aos pulmões. As toalhas de papel são mais limpas do que os secadores.

2 – Utilizar as mesmas sacolas de compras mais de uma vez

Uma sacola de compras usada mais de uma vez, em 99,9% dos casos, acumula muitos germes. Se nela foi levada carne crua, mesmo que bem embalada, existe uma enorme probabilidade de que esses micróbios atinjam outros alimentos, especialmente hortaliças e frutas. A solução é lavar a sacola após o uso, ou usar um pacote descartável.

3 – Cortar carne e vegetais na mesma tábua

Charles Gerba, microbiologista da Universidade do Arizona (EUA), afirma que a tábua de cortar madeira possui 200 vezes mais bactérias que o assento do vaso sanitário, por exemplo. Por isso, não é seguro utilizá-la para preparar uma salada. Depois de receber carne crua, ficam na tábua a salmonella e o campylobacter, duas das causas mais comuns de intoxicação alimentar. Para evitar problemas, o recomendado é utilizar uma tábua de vidro ou usar tábuas diferentes – uma para carnes e outra para vegetais.

4 – Lavar as mãos com água quente

Alguns pesquisadores afirmam que a temperatura da água não influencia na morte de germes. O tempo gasto lavando as mãos é mais importante neste caso: em 5 segundos você não limpa praticamente nada, mas em 30 segundos você pode matar todas as bactérias em suas mãos. Ao lavar as mãos com água quente com frequência, você diminui as funções protetoras da pele e pode provocar irritação e dermatite.

5 – Usar a cafeteira do escritório

As máquinas de café abrigam diferentes tipos de bactérias. Há mais germes em uma máquina de café do escritório do que em uma maçaneta do banheiro em sua casa. Para proteger sua saúde, lave o reservatório com a maior freqüência possível com água muito quente e sabão para lavar louça. É mais seguro fazer apenas uma porção de café e depois limpar a cafeteira.

6 – Descongelar alimentos à temperatura ambiente

Deixar um peixe ou uma carne descongelando num recipiente sobre a mesa é prejudicial. Para evitar o acúmulo de bactérias, é recomendável deixar as carnes para descongelar em um compartimento dentro da geladeira.

7 – Não limpar roupas de inverno devidamente

Especialistas recomendam lavar chapéus, cachecóis e luvas uma vez a cada 1-2 semanas. Essas peças de roupa ficam em contato diretamente com nossa boca e nariz, com bastante frequência. Eles acumulam germes e nosso sistema imunológico pode enfraquecer se houver contato constante.

8 – Deixar a louça de molho na pia

A pia é um lugar perfeito para as bactérias, e nela podem ser encontradas inclusive salmonellas e estafilococos. Para evitar doenças, é necessário limpar a pia não só depois do contato com a louça suja, mas também depois de entrar em contato com alimentos como peixe, carne crua, produtos derivados do leite e vegetais.

9 – Colocar o celular na bolsa

É mais recomendado levar o celular no bolso, e de preferência num estojo. Assim, ele acumulará menos bactérias. Você sabia que os celulares, em média, são 10 vezes mais sujos que o assento do vaso sanitário? É bom limpá-los com uma toalhinha úmida todos os dias.

10 – Treinar sem tirar a maquiagem

Às vezes o nosso dia é tão corrido, que saímos do trabalho direto para a academia e não tiramos a maquiagem. No entanto, durante o treino, nossa pele precisa respirar e liberar as toxinas. Se você usa maquiagem, pode obstruir os poros. Como resultado, você pode se tornar propenso a problemas de pele. Remova sua maquiagem antes de um treino pelo bem da saúde da sua pele.

11 – Dividir lanche com os amigos faz bem para a saúde

Seu sistema imunológico agradecerá se você comer uma sobremesa no mesmo prato de alguém que você gosta. Especialistas dizem que é assim que trocamos bactérias benéficas. No entanto, não é saudável compartilhar pratos com alguém que esteja doente.

Fonte: Bright Side

Fonte: Tudo Interessante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias