plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Confira 9 receitas com babosa para hidratar e fortalecer os fios

Não por acaso a babosa está presente em muitas fórmulas de xampus, condicionadores, entre outros produtos para os fios e para os cuidados com a beleza em geral. A planta oferece muitos benefícios aos cabelos: hidratação, brilho, vitalidade e muito mais.

Não por acaso a babosa está presente em muitas fórmulas de xampus, condicionadores, entre outros produtos para os fios e para os cuidados com a beleza em geral. A planta oferece muitos benefícios aos cabelos: hidratação, brilho, vitalidade e muito mais.

Também conhecida como aloe vera, a babosa é uma planta que tem propriedades regeneradoras e funciona como um antioxidante natural.

A maior parte dos nutrientes da babosa está na polpa (um gel) da planta, e é exatamente esta a parte utilizada tanto nos cosméticos como em receitas caseiras.

Confira as dicas abaixo e aproveite os benefícios da babosa:

Para ajudar no crescimento dos cabelos

A babosa é bastante conhecida por, ao deixar os cabelos mais fortalecidos, ajudar no crescimento dos fios. Isso porque ela ajuda a desobstruir os poros capilares, estimulando a circulação
sanguínea e favorecendo o crescimento saudável.

Passo a passo: antes do banho, basta massagear o gel de babosa no couro cabeludo, deixando-o agir por cerca de 15 a 30 minutos. Depois, enxague e lave os fios normalmente.

Para hidratar os fios

A babosa tem a capacidade de reidratar fios ressecados e fechar as cutículas dos fios. Para usufruir deste benefício, anote a receita abaixo:

Passo a passo: coloque em uma centrífuga 1 folha de babosa + 50 ml de água quente. Passar a mistura no cabelo limpo e deixar agir por cerca de 10 minutos. Depois, é só enxaguar e
lavar os fios normalmente.

Numa máscara para hidratar e fortalecer

Além de usar a babosa diretamente nos fios, outra opção é misturá-la a um creme de tratamento que você já utiliza.

Passo a passo: use 1 colher (sopa) do gel da babosa + 1 ou 2 colheres (sopa) do creme. Com os cabelos limpos, ainda molhados, aplique a mistura e massageie bem (menos na raiz). Coloque uma touca plástica ou de alumínio e deixe a máscara agir por 30 minutos. Depois, enxágue os cabelos, retirando bem toda mistura dos fios.

Para limpeza e esfoliação

O gel da babosa ajuda a promover uma limpeza profunda nos poros do couro cabeludo, eliminando assim todas as impurezas acumuladas e contribuindo para fios mais saudáveis.

Passo a passo: misture 2 colheres (sopa) do gel da babosa + 1 colher (sopa) de açúcar mascavo ou açúcar cristal. Aplique delicadamente esta mistura em todo o couro cabeludo com movimentos
circulares. Coloque, preferencialmente, uma touca e deixe agir por cerca de 10 minutos. Depois, lave os fios como de costume. Faça este procedimento com intervalos de pelo menos 15 dias.

Para regenerar os fios

Essa mistura é uma boa aliada no caso de danos capilares causados pelo excesso de química e falta de cuidados em geral. Rica em ácidos graxos, ajudará na recuperação dos fios, deixando os cabelos muito mais bonitos.

Passo a passo: misture 2 colheres (sopa) do gel de babosa com 3 colheres (sopa) de óleo de coco líquido (se ele estiver sólido, basta levar por alguns segundinhos ao micro-ondas). Aplique esta
mistura nos cabelos úmidos (não precisa estar limpo) e deixe agir por cerca de 15 minutos. Depois, é só enxaguar e lavar normalmente.

Para evitar o frizz

É possível fazer um spray à base somente de babosa e água e espirrá-lo no comprimento dos cabelos para evitar o frizz.

Passo a passo: misture 4 colheres (sopa) do gel de babosa + ½ xícara de água. Coloque a mistura em um frasco de spray, agite bem sempre antes de usar, e borrife nos fios secos sempre que desejar.

Para hidratar cabelos muito ressecados

Trata-se de uma receita mais concentrada, boa para quem, de fato, está com os cabelos bem ressecados.

Passo a passo: misture o gel de 1 folha de babosa + a mesma quantidade de mel. Com os cabelos sujos, aplique a mistura apenas no comprimento dos fios (e não na raiz) e deixe agir por 30 minutos. Depois, lave normalmente, inclusive usando o seu condicionador para selar os fios.

Combinada com outros óleos

É possível fazer umectação com a babosa combinada a outro óleo, como, por exemplo, azeite.

Passo a passo: misture os dois óleos numa quantidade suficiente para aplicar em todo o comprimento dos cabelos (menos na raiz). Aplique esta mistura nos cabelos secos, antes de lavar. Deixe agir por cerca de 1 hora e depois lave normalmente os fios. Se preferir, você pode passar a mistura à noite nos fios, dormir e lavar na manhã seguinte.

Para massagear o couro cabeludo

Além de oferecer benefícios gerais para os cabelos, fazer uma massagem no couro cabeludo com óleo de babosa “desperta” também mais vitalidade, sensações relaxantes e de bem-estar.

Passo a passo: durante o banho, faça uma leve massagem com este óleo diretamente no couro cabeludo. Depois lave o cabelo normalmente.

Com certeza você tem bons motivos para incluir a babosa nos cuidados com os seus cabelos! Geralmente, esta planta não oferece efeitos colaterais quando o gel é utilizado diretamente nos cabelos (forma externa). Porém, não é indicado o uso excessivo, pois pode vir a irritar o couro cabeludo. O mais recomendável é sempre consultar dermatologista antes de aderir ao uso da babosa para que, assim, sejam sanadas todas as dúvidas e, de fato, a planta ofereça benefícios aos fios.

(Com informações de DicasMulher)



































VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias