ORIENTAÇÃO

Conheça as dicas para uma boa amamentação

POSTADO EM: Quinta-Feira, 11/01/2018, 15:41:30
ATUALIZADO EM: 11/01/2018, 15:44:01

zoom_out_map
Reprodução

Muitas mulheres têm dúvida sobre a amamentação, principalmente se for uma mamãe de primeira viagem. É importante lembrar que o preparo para amamentação inicia já no pré-natal. As grávidas devem receber orientação de como preparar as mamas e os mamilos para que, logo após do nascimento do bebê, ele possa mamar de forma adequada e efetiva.

Umas das principais orientações é que a mãe esteja livre para amamentar, sem pressa. O estresse, angústia e preocupações são passados para o bebê. Cada mãe sabe seu tempo de amamentar, até porque muitas delas já voltam ao trabalho antes de completar os seis meses do filho. É recomendado amamentar sempre que o bebê quiser.

Alimentação

O leite é também formado por todos os alimentos que a mamãe come.  Não exagerar no consumo de leite de vaca ou derivados (não exceder 1L/dia). As mulheres devem minimizar a quantidade de alimentos crus na dieta diária, devendo consistir em 70% a 80% de alimentos cozidos e apenas 20% a 30% de alimentos crus, dando preferência a cozidos, grelhados, assados e frutas cozidas. É importante realizar uma dieta simples e diversificada, rica em ovos, carne, peixe, cereais e saladas de alface e/ou cenoura. Ingerir bastantes líquidos tais como: água, chá de cidreira, camomila e hortelã.

Posição do bebê

O êxito da amamentação depende mais da posição em que o bebê é colocado em relação à mama do que do formato do mamilo. Para dar de mamar corretamente, o bebê tem que sugar a mama (mamilo e parte da auréola) e não só o mamilo. Afastar as narinas do bebê do peito da mãe, deixando-o livre para respirar.

Pode dar água?

Quando a mãe amamenta corretamente seu filho, não há necessidade de dar água a ele, pois o leite contém além das proteínas, vitaminas e sais minerais, água suficiente para eliminar a sede. Depois de 6 meses, quando se adiciona outros alimentos, será necessário também incluir água a depender da vontade do bebê.

Cuidados com a mama

Caso apresente feridas leves das mamas ou fissuras e usar alguma pomada para seu tratamento, lavar as mamas com água fria antes das mamadas, porém evite passar pomadas e ingerir medicamentos. As mamães não devem ficar na dúvida, por isso, conte sempre com acompanhamento do seu médico.

(Com informações do Hapvida)



COMENTÁRIOS mode_comment