plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ELAS

Sente dores de ouvidos? Saiba como cuidar, prevenir e as causas

Uma das dores mais comuns nas emergências, independentemente da idade do paciente, algo que todos nós já tivemos ou ainda teremos, é a dor de ouvido. Um problema relativamente comum, que pode ser provocado pelas mais diversas razões, como o simples uso ex

Uma das dores mais comuns nas emergências, independentemente da idade do paciente, algo que todos nós já tivemos ou ainda teremos, é a dor de ouvido. Um problema relativamente comum, que pode ser provocado pelas mais diversas razões, como o simples uso excessivo e inadequado de cotonetes ou o habito de coçar o ouvido com materiais rígidos, como chaves, palitos ou até mesmo a unha.

Mas afinal, o que é a dor de ouvido em si? Como ela nos afeta? Como podemos nos prevenir e tratar? Sobre este problema de saúde que incomoda tantas pessoas, conversamos com o Clínico Geral do Hapvida Saúde, o Dr. Dimas de Almeida.

O que é dor de ouvido?

Dr. Dimas - Dor de ouvido é um dos sintomas mais comuns vistos na emergência e pode ter diversas causas. A mais comum é a infecção aguda do canal auditivo (ouvido externo) nomeada pelos médicos como Otite Externa, mas também pode ter causas que não necessariamente são provenientes do ouvido em si, como inflamações nos dentes molares ou disfunção da articulação temporo-mandibular (conhecida popularmente como ATM).

Quais as causas?

Dr. Dimas - Uma das principais causas de otite externa é o uso excessivo e errado de cotonetes ou o habito de "coçar" o ouvido com materiais rígidos, por exemplo, chave, palito e unha.

Como diminuir a dor?

Dr. Dimas - O uso de analgésicos convencionais pode ser recomendado e costuma ter um efeito satisfatório, com a prescrição médica e avaliação necessária para o tratamento.

Como prevenir?

Dr. Dimas - A prevenção se dá, principalmente, com cuidados, vale lembrar que o cotonete tem a função de limpar apenas o pavilhão auricular (orelha) e NÃO deve ser introduzido no canal auditivo para limpeza. A necessidade da retirada de cerúmen (cera do ouvido) é avaliada pelo médico e realizada com método indolor pelo profissional especialista (otorrino).

Quais as causas de dor de ouvido nas crianças?

Dr. Dimas - Em crianças a dentição da infância pode causar inflamações com o nascimento dos dentes molares (popularmente chamados de queixais), mas também são comuns lesões por fricção (coçar) e otites após banhos de imersão (piscina, mar e lagoa).

Quando devo procurar um médico?

Dr. Dimas - Todo quadro de dor que dure mais de 24 horas, deve ter avaliação medica. Se associado à dor de ouvido tivermos drenagem de secreção pelo canal ou dor a movimentação da orelha, a avaliação medica deve ser imediata.

O que não devo fazer?

Dr. Dimas - Não se deve fazer uso de medicações tópicas dentro do canal auditivo assim como não se deve tentar limpar com uso de cotonetes ou algodão. Antes da avaliação medica deve-se também evitar banhos de imersão.

Quais as complicações causadas pela dor de ouvido?

Dr. Dimas - A complicação mais comum é o avanço da dor até o ouvido médio que pode causar perfuração do tímpano (membrana que separa o ouvido externo do ouvido médio), porém em casos graves, podem evoluir até uma forma de infecção óssea (mastoidite) que necessite de internação hospitalar e por vezes intervenção cirúrgica.

(Com informações do Hapvida Saúde)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias