plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ELAS

Reduzir gordura no coração diminui risco de doenças

A perda de peso pode reduzir o risco de doenças no coração em pessoas obesas. A conclusão é de pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), com portadores de obesidade mórbida que passaram por cirurgia bariátrica no Hospital das Clínicas (H

A perda de peso pode reduzir o risco de doenças no coração em pessoas obesas. A conclusão é de pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), com portadores de obesidade mórbida que passaram por cirurgia bariátrica no Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. O trabalho do médico Acácio Fernandes Cardoso mostra que a redução de peso diminuiu a espessura da camada de gordura na superfície do coração (gordura epicárdica), o que melhorou o funcionamento do órgão, podendo evitar problemas futuros.

MAIOR RISCO

O médico afirma que, nos últimos anos, pesquisadores apontaram que o aumento da quantidade de gordura que envolve o coração foi associado a maior risco para o desencadeamento de algumas doenças cardiovasculares. Entre essas doenças estão a fibrilação atrial (arritmia cardíaca que pode provocar acidente vascular cerebral) e a doença coronariana (obstrução das artérias do coração que pode levar ao infarto agudo do miocárdio).

Nos obesos, fatores de risco como hipertensão e diabete são muito comuns, e até então dificultavam a demonstração da gordura epicárdica de maneira isolada como marcador de risco para doenças cardíacas, afirma o pesquisador. “Além disso, a influência do excesso de gordura epicárdica sobre a função do coração ainda não havia sido estabelecida”, explica. “Por isso, a pesquisa avaliou portadores de obesidade mórbida que não tinham nenhum desses fatores.”

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias