plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Durante o verão, é preciso ter cuidados redobrados com a desidratação

Com a chegada do verão, os paraenses já sentem na pele a intensidade mais elevada do calor. O aumento na temperatura e a predominância de dias ensolarados, sem as famosas chuvas que contemplam as tardes de Belém, é perceptível. E com o calor, vem a sede.

Com a chegada do verão, os paraenses já sentem na pele a intensidade mais elevada do calor. O aumento na temperatura e a predominância de dias ensolarados, sem as famosas chuvas que contemplam as tardes de Belém, é perceptível. E com o calor, vem a sede. Mas quais tipos de líquidos são os mais indicados para se atingir uma boa hidratação e evitar problemas?

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) o ser humano precisa beber de dois a quatro litros de água por dia para matar a sede e se manter hidratado. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo diário de dois litros de água, o que equivale de oito a dez copos ao dia.

A médica nefrologista, Érica Baretta, diz que a água mineral, por se tratar de um produto natural, sem qualquer interferência química, é um dos líquidos mais indicado para manter-se saudável e livre de desidratação nessa, que é uma das temporadas mais esperadas e quentes do ano. “Consumir produtos naturais é a melhor maneira de manter o seu corpo saudável. Indico sempre a água mineral por se tratar de um produto com minerais naturais”, afirma a especialista.

Elizabeth de Jesus, mãe de um bebê de dois anos, conta que no próximo final de semana viajará para Salinas, município do Estado, e levará o pequeno, mas afirma que a preocupação com hidratação está em primeiro plano. “Nós vamos no sábado e voltamos na segunda-feira. Essa é a primeira viagem do Lorenzo, ele nunca foi à praia, então eu não sei como ele vai reagir ao sol, mas a malhinha com muita água, coco e frutas já está preparada, sem isso eu não saio”, diz ela.

Água de qualidade

Com a alta procura, é preciso que o consumidor esteja em alerta para a compra e consumo de produtos de qualidade, tanto mineral quanto de outro segmento. Em Belém, as empresas de água mineral, para atuarem, são obrigadas a passar por processo de fiscalização feita pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), além de seguir o código das Águas Minerais do Brasil estipulado pela OMS.

Para a comercialização de cada garrafão de água mineral, mais de quinze análises laboratoriais, além de fiscalizações semestrais, são feitas. “Os investimentos são diversos; em embalagens, produtos e divulgação. Nos preparamos para atender o mercado com produtos de qualidade nessa e em todas as épocas do ano”, afirma André Gaertner, presidente da Associação de Águas minerais do Estado.

Para que a população conheça as diferenças entre a água mineral e as outras como, por exemplo, a adicionada de sais foi sancionada em Belém a lei que garante a diferenciação na cor dos garrafões, sendo azul para mineral e vermelho para adiciona.

O chefe de fiscalização da Vigilância Sanitária do Pará, Milton Santos, acredita que a mudança da cor entre as embalagens facilita a diferenciação pelo consumidor, mas a especificação de quais produtos foram adicionados também é necessária. “A coloração diferente garante para o consumidor a certeza de estar recebendo água mineral ou água adicionada de sais. Mas os rótulos dos produtos devem garantir a informação, inclusive, determinando quais sais foram adicionados para que quem tem restrição não consuma”, afirma.

Ana Maria, dona de casa de 73 anos, afirma que com a mudança ficará mais fácil para saber o que ela compra. “É preciso que tenha essa diferença pelo menos na cor do garrafão, porque tem muita gente comprando água misturada pensando que é mineral e isso é bem ruim”, conclui.

(Com informações da OMS)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias