plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Comer chocolate todo dia previne arritmia no coração, diz estudo

Não faltam artigos científicos que evidenciam as vantagens de comer pequenas porções diárias de chocolate amargo. Rica em antioxidantes, essa versão do doce ajuda o cérebro a trabalhar melhor, alivia o stress e protege o coração – inclusive contra a fibri

Não faltam artigos científicos que evidenciam as vantagens de comer pequenas porções diárias de chocolate amargo. Rica em antioxidantes, essa versão do doce ajuda o cérebro a trabalhar melhor, alivia o stress e protege o coração – inclusive contra a fibrilação atrial, um tipo grave de arritmia cardíaca.

Leia mais: Comer chocolate mais de uma vez por semana faz com que você fique mais inteligente

É o que aponta um novo estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, publicado na última terça-feira (23), no periódico Heart. O levantamento impressiona: recrutaram 55 502 homens e mulheres dinamarqueses, que foram acompanhados ao longo de 13 anos. Os cientistas analisaram as condições de saúde dos voluntários e investigaram aspectos como pressão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, hábitos alimentares e estilo de vida.

Durante o tempo em que a pesquisa foi realizada, houve 3 346 casos de fibrilação atrial. Ao relacionar esses episódios com o consumo de chocolate, os experts notaram que os participantes que ingeriam entre uma e três porções de chocolate por mês apresentavam um risco 10% menor de ter o descompasso no peito em relação a quem abocanhava o doce menos de uma vez no mês. A probabilidade caía ainda mais (17%) em quem comia uma porção por semana. Já os homens e as mulheres que incluíam de uma a seis porções no cardápio de domingo a domingo eram 20% menos propensos a desenvolver o quadro. Devorar alguns quadradinhos todos os dias também se mostrou vantajoso: baixou em 16% a tendência à encrenca.

Entenda: 5 boas e 4 más notícias sobre o chocolate

Para tirar proveito de tudo isso, o melhor é apostar no chocolate amargo, que tem maior teor de cacau e, por isso, mais flavonóis. Esses compostos têm propriedades antioxidantes e seriam os responsáveis por melhorar a função das veias, aliviando a arritmia.

Os autores ponderam que é preciso investigar mais a fundo essa relação, já que poucos estudos se debruçaram sobre o tema. Mas essa pesquisa é mais um indício de que comer chocolate não faz mal a ninguém – pelo contrário! “Quantidades excessivas são ruins porque a maioria dos produtos é muito calórica e cheia de açúcar e gordura, o que pode levar ao ganho de peso e a outros problemas metabólicos. No entanto, a ingestão moderada de versões com alto teor de cacau pode ser saudável”, avalia Elizabeth Mostoksy, líder da investigação. Vai um  aí?

Fonte: Boa Forma Abril

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias