plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ELAS

Deixar o feijão de molho faz bem para a saúde

Deixar o feijão de molho de um dia para o outro, antes de cozinhá-lo pela manhã, era algo recorrente na casa das avós. A prática, conhecida como "remolho", tirava do feijão substãncias que poderiam, por exemplo, dar gases.  O hábito, que foi sendo deixad

Deixar o feijão de molho de um dia para o outro, antes de cozinhá-lo pela manhã, era algo recorrente na casa das avós. A prática, conhecida como "remolho", tirava do feijão substãncias que poderiam, por exemplo, dar gases.

O hábito, que foi sendo deixado para trás, é mesmo benéfico para a saúde, segundo especialistas do Centro de Pesquisas em Alimentos da USP e da Embrapa Arroz e Feijão.

Quando os grãos de feijão ficam d emolho entre 8 e 12 horas, além de acelerar a estapa de cozimento por conta da pré-hidratação, é possível eliminar -- ou dissolver-- alguns componentes considerados antinutricionais.

Outros componentes, responsáveis pelo desconforto abdominal e pela formação de gases e flatulência após o consumo do grão, também podem ser eliminados pelo "remolho". É o caso da rafinose e da estaquiose, oligossacarídeos que em vez de serem digeridos são fermentados no intestino grosso.

Segundo os pesquisadores, a redução de alguns componentes antinutricionais também pode facilitar a assimilação de determinados nutrientes do grão, especialmente os minerais e as proteínas.

Vale lembrar que é importante não usar a mesma água do remolho para o cozimento do alimento. Já que pesquisas mostram que trocar a água é mais vantajoso nutricionalmente.

(com informações do UOL).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias