plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ELAS

Cientistas produzem sangue em larga escala para transfusões

Essa não é a primeira vez que se fabrica sangue em laboratório. Ora, células-tronco já foram induzidas a formar glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias. O problema: cada unidade origina, em média, 50 mil hemácias antes de morrer — quantidade ínfim

Essa não é a primeira vez que se fabrica sangue em laboratório. Ora, células-tronco já foram induzidas a formar glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias. O problema: cada unidade origina, em média, 50 mil hemácias antes de morrer — quantidade ínfima para uma transfusão. Mas agora pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, revelaram um procedimento muito mais proveitoso.

A novidade consiste em manter a célula produtora de sangue em um estágio inicial (quando se chama eritroblasto). Dito de um modo simplista, os experts imortalizaram usinas celulares para que se mantenham ativas indefinidamente.

Além da possibilidade de produção em massa, Jan Frayne, que participou da descoberta, aponta outro benefício: “Os glóbulos vermelhos cultivados têm vantagem sobre o sangue do doador, como uma redução no risco de transmissão de doenças infecciosas”. Cabe esperar para ver se, na prática, o uso do líquido vermelho artificial acontecerá sem percalços.

Em países como o Brasil, onde apenas 1,9% da população é doadora, a técnica pode ser extremamente útil. Porém, um empecilho para a implementação é o alto custo. Por isso, pelo menos no começo, os especialistas explicam que o procedimento deve ser empregado em pacientes com tipos de sangue raros e escassos nos bancos de coleta.

Outra limitação envolve a produção em si. Embora o método tenha sido definido, é necessário desenvolver equipamentos e outras tecnologias para utilizá-lo em larga escala. Barreiras que, com o tempo, devem ser suplantadas. Aguardemos!

Quer receber uma dose semanal de SAÚDE no seu e-mail? Então assine nossa newsletter — é grátis e fácil. Basta clicar aqui.

Fonte: Saúde Abril

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias