OPORTUNIDADE

Universidade Portuguesa oferece cursos gratuitos para brasileiros

POSTADO EM: Quarta-Feira, 09/05/2018, 14:07:12
ATUALIZADO EM: 09/05/2018, 14:44:56

zoom_out_map
Reprodução

A Universidade do Algarve (UAlg) – uma das principais instituições de estudo de Portugal – oferece cursos de verão gratuitos para estudantes brasileiros. Conhecido como “Summer Campus”, o projeto acontece nas semanas de 1 a 7  e 8 a 14 de julho e busca incentivar o interesse de estudantes na graduação, por meio de cursos de curta duração para jovens de idade entre  16 e 18 anos. 

Conhecida como uma das universidades que mais acolhe estudantes estrangeiros em Portugal, esta é a primeira vez que a UAlg oferece este tipo de curso para brasileiros, com 40 vagas gratuitas para candidatos do ensino médio. Os interessados podem se inscrever online até 20 de maio, por meio do site.

Os Summer Campus têm como principal objetivo promover o ensino e a investigação da UAlg e ajudar os jovens na escolha do seu curso de graduação. A iniciativa possibilita ainda a vivência da realidade acadêmica dos campus e o contato com alunos e professores, proporcionando, assim, uma experiência única.  Estão disponíveis 37 cursos em áreas distintas como: Artes e Design; Ciências; Esportes; Economia, Gestão e Turismo; Empreendedorismo; Engenharias e Tecnologias; Saúde; Línguas e Humanidades.

O programa é gratuito e inclui atividades letivas, de segunda a sexta-feira, durante a manhã, estando agendadas para a tarde atividades desportivas e de lazer. Também terão direito, sem quaisquer custos adicionais, a alojamento e alimentação, as famílias só terão de bancar os custos com a viagem de ida e volta dos estudantes.

ENEM

A UAlg é uma das 29 instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem em seu processo seletivo. Ao todo, disponibilizou 280 vagas para o ano letivo de 2018/2019, previsto para iniciar em setembro.  O processo contou com mais de 800 candidatos brasileiros que quase que esgotaram as vagas das duas primeiras chamadas do concurso, estando já matriculados 265 estudantes na universidade.

Para os cursos de graduação (licenciatura e mestrado integrado), a UAlg exige dos estudantes que tenham frequentado o sistema de ensino brasileiro, um mínimo de 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das provas restantes. Os diplomas conferidos pela UAlg são válidos e reconhecidos em todos os países da União Europeia, permitindo realizar uma pós-graduação em qualquer universidade da Europa.

O número de brasileiros cresceu 59% em 2017/2018, sendo ainda mais acentuado nos mestrados, cerca de 103%, em 35 cursos diferentes. Atualmente estão na Universidade do Algarve mais de 600 estudantes brasileiros, mais de 350 frequentam um curso de graduação, após ingressarem com nota do Enem, os restantes realizam intercâmbio ou cursos de pós-graduação, representando assim a maior percentagem da comunidade de estudantes internacionais da universidade.

Além dos brasileiros, todos os anos, a universidade recebe mais de mil e quinhentos alunos estrangeiros que vêm de mais de 70 países, o que acaba resultando em uma oportunidade extraordinária de contato multicultural.

Para mais informações sobre como se candidatar com nota Enem, acesso o site

(Com informações da Universidade do Algarve)



COMENTÁRIOS mode_comment